‘Cometa do Diabo’ pode ficar visível a olho nu durante eclipse em abril
Aventuras Na História
Uma exibição celestial incomum está cativando os astrônomos e entusiastas do espaço em todo o mundo. Trata-se do cometa de chifres, notável por suas recentes explosões, que estará visível no céu noturno durante o restante de março.
Além disso, os especialistas esperam uma aparição única durante o eclipse solar total em 8 de abril, embora este evento seja visível apenas em partes do Hemisfério Norte.
A peculiaridade desse cometa tem intrigado cientistas, que o comparam à icônica espaçonave Millennium Falcon dos filmes “Star Wars” quando está ativo. O Cometa Pons-Brooks, oficialmente conhecido como Cometa 12P/Pons-Brooks, completa uma órbita ao redor do Sol a cada 71 anos, semelhante ao Cometa Halley, proporcionando uma rara oportunidade de estudo para os astrônomos.
Em sua passagem mais próxima do Sol em 21 de abril, o cometa estará a cerca de 74,4 milhões de milhas (119,7 milhões de quilômetros) de distância, enquanto sua aproximação da Terra em 2 de junho não representará nenhum risco, já que estará a 139,4 milhões de milhas (224,4 milhões de quilômetros) de nosso planeta.
Melhor visualização
Para os observadores no Hemisfério Norte, os últimos 10 dias de março oferecerão a melhor oportunidade de visualização. Segundo o Dr. Paul Chodas e Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA, o cometa estará visível a olho nu no horizonte oeste cerca de uma hora após o pôr do sol.
O cometa vai brilhar um pouco mais à medida que se aproxima do sol, e deve ser visível a olho nu baixo no oeste cerca de uma hora após o pôr do sol” como informado por um email conjunto de Chodas e Farnocchia. “Você deve ir para um local longe das luzes da cidade e com uma visão desobstruída do horizonte oeste. Seria aconselhável usar um par de binóculos, já que o cometa pode ser difícil de localizar sem eles”.
Após 2 de abril, ele se moverá para o céu diurno e não será visível para observadores noturnos, mas ele reaparecerá durante o eclipse solar total em 8 de abril, quando estará a uma distância de aproximadamente 25 graus do Sol eclipsado.
Este visitante cósmico, avistado pela primeira vez em 1812 pelos astrônomos Jean-Louis Pons e William Robert Brooks, tem uma aparência verde característica devido à presença de moléculas de carbono diatômico que emitem uma luz verde sob a influência solar.
Com estimados 6,2 a 12,4 milhas (10 a 20 quilômetros) de diâmetro, o cometa oferece uma oportunidade única para entender melhor a natureza e o comportamento desses corpos celestes, segundo a CNN Brasil.