Conheça o mapa online que permite ver sua cidade há milhões de anos
Aventuras Na História
Há cerca de 600 milhões de anos, todos os continentes do planeta estavam unidos em um único supercontinente, que começou a se fragmentar com o tempo.
Você já parou para imaginar como era a localização da região onde hoje está o Brasil antes dessa separação? Ou mesmo onde ficava a sua cidade?
Agora, isso é possível com um mapa interativo criado por paleontólogos que atenderam à curiosidade de muitas pessoas sobre o tema. Disponível online, o mapa permite explorar a evolução do planeta ao longo de diversas eras geológicas.
Se você mora, por exemplo, em Rezende, no Rio de Janeiro, pode digitar o nome da cidade na barra de busca do mapa e acompanhar as transformações geológicas da região ao longo de milhões de anos, à medida que os continentes se afastavam.
A ferramenta apresenta uma linha do tempo que começa há 750 milhões de anos, mostrando como a Terra era em diferentes momentos até os dias atuais.
Antiguidade
Por exemplo, há cerca de 260 milhões de anos, no final do período Permiano, os continentes já estavam se separando. O local onde hoje está o Rio de Janeiro ficava no interior de uma vasta massa de terra, distante do mar.
Esse período também marcou a maior extinção em massa da história, eliminando cerca de 90% das espécies do planeta.
O mapa oferece informações detalhadas sobre cada era geológica representada. Ele foi desenvolvido por Ian Webster, um ex-engenheiro do Google, usando os mapas paleogeográficos criados pelo geólogo Christopher Scotese.
A ferramenta, disponível no site Dinosaur Database, foi projetada para tornar o aprendizado sobre o planeta acessível e interessante tanto para estudantes e professores quanto para curiosos de todas as idades.
"O mapa nos lembra que o ambiente da Terra é dinâmico e está em constante mudança", disse Webster à CNN. "A história do nosso planeta é incrivelmente longa, e o arranjo atual dos continentes é apenas um momento nesse vasto contexto. No futuro, tudo será diferente, e a Terra continuará sua jornada muito além de nós."
Leia também: Arqueólogos acreditam ter descoberto importante local bíblico na Jordânia