De assentos táteis à simulação de cheiro: Conheça a casa de show mais tecnológica do mundo
Aventuras Na História
No último dia 26, a banda irlandesa U2 inaugurou o que promete ser o palco mais tecnológico do mundo, que visa mudar o ramo do entretenimento. Localizada em Las Vegas, ‘A Sphere’ é a maior estrutura esférica já vista, com 112 metros de altura e 157 metros de largura. A banda irá se apresentar nela até meados de dezembro, com uma série de shows, cerca de 25.
A obra do local sofreu paralizações devido à pandemia de COVID-19, mas esse ano sua estreia ocorreu de forma grandiosa, rendendo muitos momentos compartilhados nas redes sociais. A esfera, inclusive, foi iluminada no dia 4 de julho — quando os Estados Unidos comemora o feriado da Independência — como uma homenagem ao país, e ali, já prometia algo grandioso.
O teatro em formato de tigela apresenta a tela LED com a mais alta resolução global, enquanto sua parte externa é adornada com 1,2 milhões de LEDs do tamanho de um disco de hóquei, os quais podem ser programados para exibir imagens dinâmicas em uma escala impressionante, presumivelmente sendo os maiores do mundo.
A parte externa da Esfera será constantemente iluminada com animações e diversas imagens, muitas vezes relacionadas às datas comemorativas da estação. Por exemplo, durante o Halloween, pode se metamorfosear em uma gigantesca abóbora, enquanto no Natal, pode assumir a aparência de um enorme globo de neve, segundo a CNN.
Diversas funções
O Sphere foi concebido pela Populous, uma empresa de arquitetura global conhecida por projetar várias das principais instalações esportivas em todo o mundo. Os custos de construção, que foram inflacionados devido à pandemia, chegaram a US$ 2,3 bilhões, superando o investimento em destinos notáveis de Las Vegas, como o Bellagio e o Allegiant Stadium.
Esta estrutura em forma de globo tem capacidade para acomodar quase 18.000 pessoas e está localizada a uma considerável distância a leste da famosa Las Vegas Strip, sendo conectada ao complexo resort do Venetian por meio de uma passarela para pedestres.
Em novembro, o circuito de rua do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Las Vegas passará pelas proximidades do Sphere, e a arena planeja hospedar eventos de boxe, artes marciais mistas e outras atrações.
Alta tecnologia
Entretanto, a característica mais marcante do Sphere pode ser seu uso como local para música ao vivo, especialmente para as residências famosas que são uma tradição em Las Vegas. Rich Claffey, diretor de operações do Sphere, revela que mais de 160.000 alto-falantes distribuídos ao redor da estrutura proporcionarão uma qualidade sonora excepcional em todos os assentos, independentemente de estarem no nível mais alto ou no térreo.
Além disso, o local está equipado com assentos táteis que podem vibrar em sincronia com o que está sendo exibido na tela, como simular um terremoto, por exemplo, e também possui máquinas 4D que podem criar efeitos de vento, temperatura e até mesmo fragrâncias.