Mistério cósmico: imagem do 'cometa do século' intriga cientistas
Aventuras Na História
Uma imagem capturada pela NASA e divulgada nesta segunda-feira, 11, revela um fenômeno intrigante no cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de "cometa do século".
No coração de sua longa cauda brilhante, uma faixa escura chama a atenção, desafiando as explicações e instigando debates entre os especialistas.
A origem dessa faixa escura ainda é um mistério. A NASA sugere algumas hipóteses para explicar esse fenômeno incomum, que pode ser: Uma pluma de poeira mais escura, um efeito ótico ou apenas a sombra projetada por uma parte da coma (a nuvem de poeira e gás que envolve o núcleo do cometa).
"Cometa do Século"
Além da misteriosa faixa escura, a imagem capturada em 14 de outubro, no Texas, revela a beleza do cometa C/2023 A3. Sua longa cauda brilhante, composta por íons e poeira, contrasta com a fina anticauda, que aponta na direção oposta ao movimento do cometa.
Segundo a CNN, a anticauda é um fenômeno óptico causado pela perspectiva da Terra. Ela é formada pela poeira deixada para trás pelo cometa durante sua órbita ao redor do Sol.
O "cometa do século" atingiu seu ponto mais próximo da Terra em meados de outubro e encantou observadores do céu por quase um mês. Agora, ele se afasta cada vez mais do nosso planeta e segue sua jornada pelo Sistema Solar.