Na Espanha, biólogos encontram baleia com caso grave de escoliose
Aventuras Na História
No último sábado, 11, uma cena surpreendente chamou atenção dos biólogos do Oceanário de Valência, na Espanha. Eles fizeram um raro registro quando se depararam com uma baleia de 16 metros e 40 toneladas, no entanto, ela possui uma deformidade na coluna.
Os biólogos acreditavam que a baleia teria ficado presa em uma rede de pesca, e, por isso, obteve o problema. No entanto, depois de um tempo, eles concluíram que a deformidade não possui relação com isso.
O problema da baleia, afinal, se dá por uma forma grave de escoliose. A doença causa uma rotação das vértebras, gerando uma curvatura anormal na coluna. Essa condição não é presente somente no mundo selvagem, já que muitos humanos possuem escoliose.
Monitoramento do animal
Os biólogos tinham a intenção de colocar um chip na baleia para rastrear sua movimentação, porém, isso não foi possível devido tanto pelo problema do animal, quanto pelas águas da costa espanhola serem muito rasas para um animal desse porte.
Segundo o G1, os profissionais fizeram um alerta sobre o retorno do animal, que por conta da dificuldade de locomoção causada pela escoliose, podendo assim ser vista novamente pelos arredores da região.