Home
Tecnologia
Nasa recebe sinal de laser de 460 milhões de quilômetros e bate novo recorde
Tecnologia

Nasa recebe sinal de laser de 460 milhões de quilômetros e bate novo recorde

publisherLogo
Aventuras Na História
26/10/2024 10h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16381951/original/open-uri20241026-55-eulwuh?1729940447
©Divulgação/NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A NASA quebrou um recorde com a sonda Psyche e seu sistema de comunicações ópticas para o espaço profundo, o Deep Space Optical Communications (DSOC).

Utilizando um feixe de laser, a sonda transmitiu dados de engenharia a partir de uma distância de mais de 226 milhões de quilômetros da Terra, uma vez e meia a distância até o Sol. De acordo com o portal de notícias O Globo, essa tecnologia permite transmissões em velocidades muito superiores às ondas de rádio tradicionais.

O DSOC foi desenvolvido para enviar dados de 10 a 100 vezes mais rápido do que os sistemas de rádio atuais. Em uma marca inicial impressionante, o DSOC transmitiu dados a 267 megabits por segundo (Mbps), equivalente a uma conexão de internet de alta velocidade na Terra. Esse feito foi alcançado em 11 de dezembro de 2023, quando a sonda enviou um vídeo em ultra-alta definição a partir de 31 milhões de quilômetros.

Tecnologia revolucionária

Essa tecnologia é vista como revolucionária para futuras missões, como viagens tripuladas a Marte, nas quais a velocidade de dados é essencial.

Em um teste recente, a NASA utilizou o DSOC para transmitir obras de arte digitais criadas por alunos da Universidade Estadual do Arizona, previamente carregadas na sonda e reenviadas para a Terra. Com o aumento da distância da sonda, a velocidade de transmissão diminuiu, mas ainda superou a meta inicial de 1 Mbps.

Apesar de sua eficiência, o DSOC requer céu claro para operar, pois nuvens podem afetar a transmissão. Nos testes, as condições climáticas na Califórnia foram monitoradas, garantindo sucesso na maior parte das transmissões.

Leia também: Nasa oferece R$ 17 milhões a quem solucionar problema que afeta missões à Lua

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também