O que se sabe sobre o novo coronavírus 'com potencial pandêmico'

Aventuras Na História






Um grupo de pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, anunciou a descoberta de uma nova cepa de coronavírus que possui a capacidade de se disseminar entre humanos por meio de morcegos.
O estudo, publicado na revista científica Cell, destaca o HKU5-CoV-2, um vírus que demonstra semelhanças notáveis com o Sars-CoV-2, agente responsável pela pandemia de Covid-19.
O que se sabe
O HKU5-CoV-2 é classificado dentro da família dos merbecovírus. Os pesquisadores identificaram que esses vírus foram previamente detectados em animais como visons e pangolins, sendo este último considerado um possível intermediário na transmissão do coronavírus entre morcegos e humanos.
Uma das descobertas mais relevantes do estudo é que o HKU5-CoV-2 utiliza o receptor ACE2 para infectar células, um mecanismo semelhante ao utilizado pelo Sars-CoV-2. Essa informação foi obtida através da técnica Cryo-EM, que permite observar detalhes estruturais com alta precisão utilizando um microscópio avançado.
Os testes realizados mostraram que o HKU5-CoV-2 é capaz de infectar culturas de células humanas em modelos experimentais de órgãos miniaturizados.
Em suas conclusões, os pesquisadores alertam que os merbecovírus encontrados em morcegos apresentam um elevado risco de transmissão para humanos, seja por infecção direta ou através de hospedeiros intermediários.
No entanto, enfatizam que a potencialidade do HKU5-CoV-2 para se espalhar entre humanos requer mais investigações para uma avaliação precisa.


