Telescópio flagra maleta de ferramentas 'perdida' por astronautas
Aventuras Na História
Uma dupla de astronautas da NASA acidentalmente liberou uma maleta de ferramentas no espaço enquanto realizava uma atividade em um painel solar em 2 de novembro. Recentemente, o Projeto Telescópio Virtual em Manciano, na Itália, detectou o objeto vagando pelo espaço.
O registro foi feito em 15 de novembro por Gianluca Masi, fundador do projeto. Ele explicou que a maleta, perdida durante a caminhada espacial, foi registrada em uma única exposição de 2 segundos, sem filtro, por uma unidade robótica do telescópio denominada ARTEC250+Paramount ME+C3Pro61000EC.
"O telescópio rastreou o movimento aparentemente muito rápido da bolsa, de mil polegadas por segundo [40,64 km/h]", afirma Masi, segundo a revista Galileu. "O objeto aparece como um ponto de luz nítido no centro, já que o telescópio o rastreou especificamente, enquanto as estrelas deixaram longos rastros ao fundo da foto."
Sobre o monte Fuji
No dia 5 de novembro, a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Meganne Christian, relatou no Twitter que Satoshi Furukawa, astronauta da Agência Espacial Japonesa (JAXA), avistou a maleta flutuando sobre o Monte Fuji, no Japão. Agora classificada como "lixo espacial" com o ID 58229/1998-067WC, a maleta será monitorada internacionalmente.
O brilho do objeto varia ligeiramente, indicando uma possível queda enquanto orbita a Terra. Gradualmente, o objeto está se afastando da Estação Espacial Internacional (ISS), aparecendo à frente da estação. Na data das imagens, estava cinco minutos à frente da ISS; em meados de novembro, está a cerca de dez minutos.
A NASA informou que os controladores de voo localizaram a maleta de ferramentas usando as câmeras externas da ISS. Felizmente, os equipamentos contidos na bolsa não eram necessários para o restante da caminhada espacial.