Base da TV paga cai abaixo dos 11 milhões
ICARO Media Group TITAN
A base de assinantes do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) atingiu um novo patamar preocupante, ficando abaixo dos 11 milhões de assinantes no final de setembro, retornando aos números registrados em 2011. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinantes do serviço pago no mês de setembro foi de 10,97 milhões, representando uma queda de 13,83% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 1,53% em relação ao mês anterior. Somando também a base livre de assinatura, o total de usuários do serviço ficou em 12,3 milhões de lares.
A operadora Claro continua liderando o mercado, com uma participação de 41,8% da base. No mês de setembro, a operadora alcançou a marca de 4,58 milhões de lares assinantes, mantendo exatamente a mesma participação de mercado em comparação ao mesmo período do ano passado, quando contava com 5,32 milhões de assinantes. A Sky, por sua vez, ocupa a segunda colocação com 32,1% da base, apresentando um leve aumento em sua participação em relação ao ano anterior, que era de 32%. A operadora encerrou o mês de setembro contabilizando 3,52 milhões de assinantes.
Já a Oi perdeu participação de mercado, fechando o mês de setembro com 14,2% da base, uma queda de meio ponto percentual em relação ao mesmo período de 2022. A empresa registrou um total de 1,55 milhão de lares assinantes para o serviço de TV. A Vivo, por sua vez, manteve sua participação de mercado estável na comparação ano a ano, fechando setembro com 7,8% de participação e um milhão de assinantes. Nenhuma outra operadora conseguiu alcançar pelo menos 1% de participação de mercado.
Vale ressaltar que os dados divulgados pela Anatel não contemplam o crescimento dos serviços de TV paga por streaming, que não são regulados pela agência. Além disso, os números também não incluem as visualizações em serviços piratas.
A queda na base de assinantes do serviço de TV paga é um reflexo das mudanças nos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual, com a crescente adesão aos serviços de streaming.