Carro voador autônomo faz voo de teste no interior de São Paulo
ICARO Media Group TITAN
Na última sexta-feira (20), um marco inédito aconteceu em Quadra, interior de São Paulo: o EH216-S, o primeiro "carro voador" autônomo, realizou seu primeiro voo de testes no Brasil. Desenvolvida pela empresa chinesa EHang e representada no país pela AT Global e GoHobby, a aeronave elétrica decolou verticalmente e voou sem a presença de um piloto a bordo. O evento contou com a participação de autoridades e da imprensa, sendo Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, o primeiro brasileiro a pilotar remotamente o "carro voador".
O EH216-S tem capacidade para transportar até dois passageiros e suportar até 220 kg de carga útil. Equipado com 16 motores e 12 baterias, o veículo alcança velocidades de até 130 km/h e tem autonomia estimada de 30 km por carga. Sua operação autônoma permite que seja controlado remotamente, com o piloto monitorando o voo em tempo real do solo.
Destinado principalmente a grandes centros urbanos, como São Paulo, o "carro voador" servirá como uma alternativa para o transporte aéreo de curta distância. Considerado o primeiro táxi aéreo autônomo certificado do mundo, o EH216-S obteve a certificação da Administração de Aviação Civil na China (CAAC) em 2023. Enquanto nos Estados Unidos a FAA exige a presença de pilotos a bordo, a CAAC autorizou operações totalmente autônomas, destacando a segurança e eficiência do veículo. A EHang, fabricante do "carro voador", solicitou a certificação em 2021 e realizou mais de 40.000 voos de teste desde 2017, incluindo testes extensivos para o processo de certificação. Além disso, em 2022, a empresa concluiu voos de demonstração no Japão.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .