Home
Tecnologia
Carro voador autônomo faz voo de teste no interior de São Paulo
Tecnologia

Carro voador autônomo faz voo de teste no interior de São Paulo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/09/2024 18h16
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16353542/original/open-uri20240920-100-1htm1pr?1726857393
©Divulgação/EHang
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (20), um marco inédito aconteceu em Quadra, interior de São Paulo: o EH216-S, o primeiro "carro voador" autônomo, realizou seu primeiro voo de testes no Brasil. Desenvolvida pela empresa chinesa EHang e representada no país pela AT Global e GoHobby, a aeronave elétrica decolou verticalmente e voou sem a presença de um piloto a bordo. O evento contou com a participação de autoridades e da imprensa, sendo Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, o primeiro brasileiro a pilotar remotamente o "carro voador".

O EH216-S tem capacidade para transportar até dois passageiros e suportar até 220 kg de carga útil. Equipado com 16 motores e 12 baterias, o veículo alcança velocidades de até 130 km/h e tem autonomia estimada de 30 km por carga. Sua operação autônoma permite que seja controlado remotamente, com o piloto monitorando o voo em tempo real do solo.

Destinado principalmente a grandes centros urbanos, como São Paulo, o "carro voador" servirá como uma alternativa para o transporte aéreo de curta distância. Considerado o primeiro táxi aéreo autônomo certificado do mundo, o EH216-S obteve a certificação da Administração de Aviação Civil na China (CAAC) em 2023. Enquanto nos Estados Unidos a FAA exige a presença de pilotos a bordo, a CAAC autorizou operações totalmente autônomas, destacando a segurança e eficiência do veículo. A EHang, fabricante do "carro voador", solicitou a certificação em 2021 e realizou mais de 40.000 voos de teste desde 2017, incluindo testes extensivos para o processo de certificação. Além disso, em 2022, a empresa concluiu voos de demonstração no Japão.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também