Lucro da TIM avança 17,1% para R$ 3,2 bilhões, com maior crescimento do mercado na base pós-paga
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4342/thumb/ICARO_3.png)
ICARO Media Group
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
A TIM encerrou 2024 liderando o crescimento no pós-pago e a consolidação do 5G no país. O resultado é a evolução consistente dos seus indicadores financeiros e operacionais, que marcam a entrega de mais um balanço de destaque na companhia.
No ano, o lucro líquido* da operadora alcançou R$ 3,16 bilhões, um expressivo aumento de 17,1% na comparação anual. A receita líquida de serviços* registrou alta de 6,4% em relação a 2023, somando R$ 24,6 bilhões, impulsionada, principalmente, pelo desempenho da receita líquida de serviços móveis. No segmento pós-pago, o crescimento foi ainda mais significativo, com avanço de 8,8% A/A na receita e a maior evolução da base de clientes (exM2M) dentre as três grandes empresas do setor.
O fluxo de caixa operacional* avançou 22,9% na comparação anual e fechou o ano em R$ 5,2 bilhões. Outro destaque é o EBITDA*, que cresceu 8,0% A/A e atingiu R$ 12,6 bilhões no fechamento de 2024. A Margem EBITDA segue em patamar elevado de 49,6%, ratificando a eficiência operacional da empresa.
Os números refletem a capacidade da TIM de inovar e confirmam a solidez do negócio. A operadora consolidou a liderança no 5G e potencializou a experiência com a tecnologia, lançou ofertas disruptivas, habilitou a transformação digital de setores da economia e ampliou suas iniciativas e reconhecimentos ESG.
“Os resultados de 2024 demonstram a eficiência da nossa estratégia, focada em inovação e qualidade. Entregamos as metas traçadas, fechando mais um ciclo de crescimento em segmentos relevantes, trazendo novas soluções que transformam a experiência dos nossos clientes, contribuem para o desenvolvimento econômico do País e reforçam a agenda ESG no mercado. Estamos prontos para um 2025 de transformação no setor, com a evolução das tecnologias e aumento da competitividade.“
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil
MAIOR CRESCIMENTO DO PÓS-PAGO
A TIM foi a operadora com maior crescimento da base de clientes pós-pagos (excluindo acessos M2M) em 2024, dentre as três grandes companhias do setor. Essa evolução foi de 7,3%. Incluindo também os acessos M2M, o crescimento foi de 9,4% no ano, chegando a uma base total pós-paga de 30,2 milhões de usuários.
Como consequência, a receita média por usuário (ARPU) no serviço móvel apresentou alta de 3,9% A/A, atingindo R$ 32,3 no 4T24 - o maior patamar para um trimestre. O ARPU do pós-pago alcançou R$ 43,1, elevação de 1,3% na comparação com 2023.
Os resultados positivos são fruto de uma gestão eficiente da base, combinando migração de usuários para planos de maior valor, foco na rentabilização com lançamento de ofertas disruptivas e parcerias relevantes. No trimestre, foi destaque o lançamento do primeiro portfólio controle do mercado, que oferece liberdade para escolha do streaming preferido, trazendo acordos com os principais players globais de conteúdo. A TIM reformulou também o pós-pago individual, com três novas ofertas de valor acessível, focando nos consumidores que estão prontos para avançar em sua jornada na operadora.
NOVOS SERVIÇOS E SOLUÇÕES
Em 2024, a TIM manteve sua estratégia de agregar e reforçar parcerias para entregar diversas possibilidades aos clientes. A empresa começou o ano trazendo para o mercado a oferta com benefícios do Zé Delivery, da Ambev, e tem uma ampla plataforma de conteúdos que transforma seus planos em hubs de serviços relevantes.
No pilar de educação, por exemplo, a parceria com a Descomplica já ultrapassa 770 mil inscritos em cursos livres, preparatórios para o ENEM, graduações e pós-graduações. Na vertical de saúde, são 392 mil clientes TIM cadastrados na plataforma do grupo Cartão DE TODOS, aproveitando descontos em exames e farmácias e consultas médicas a preços acessíveis com isenção da taxa de adesão e três meses de gratuidade.
No último trimestre do ano, a companhia reforçou ainda sua parceria com a EXA, existente desde 2022 para oferta de serviços digitais à base de clientes, com destaque para segurança e entretenimento. No período, o contrato com esse parceiro atingiu um marco importante, possibilitando à TIM obter o direito de subscrever ações e acelerar a geração de receitas.
A operadora também fortaleceu os ganhos advindos de publicidade móvel e monetização de dados, que apresentaram um crescimento superior a 50% em comparação ao ano anterior.
CONSOLIDAÇÃO NO 5G E QUALIDADE DE REDE
A TIM finalizou o ano mantendo sua liderança no 5G, alcançando 607 cidades e cerca de 70% da população urbana. A empresa já disponibiliza a tecnologia em todos os bairros de 16 capitais, com a inclusão de Natal, Florianópolis e João Pessoa no quarto trimestre.
A companhia passa a apostar ainda mais em novos usos da tecnologia. Em novembro, por exemplo, foi a primeira operadora do Brasil a aplicar “network slicing” do 5G em rede pública durante a Porsche Cup, no Autódromo de Interlagos (SP).
Toda essa evolução é acompanhada de forte investimento em qualidade, comprovada pelo relatório mais recente da Opensignal, com a TIM na primeira colocação de sete das 14 categorias. Dentre os destaques, estão a liderança em “qualidade consistente” pelo terceiro ano seguido, “experiência de vídeo” e “disponibilidade de sinal” em todas as tecnologias.
DIGITALIZAÇÃO NO B2B
O lançamento da frente TIM IoT Solutions foi uma das principais apostas da TIM em 2024, buscando acelerar a transformação digital em importantes segmentos da economia brasileira, como Agronegócio, Utilities, Indústria 4.0 e Logística.
Como resultado, a operadora fechou o ano com a rede 4G em 19,7 milhões de hectares, conectando 5,6 mil quilômetros de estradas e 340 mil pontos de iluminação inteligente. Os contratos de IoT B2B já somam R$ 708 milhões desde 2022 – sendo R$270 milhões somente em 2024 – e a TIM segue expandindo as parcerias. No quarto trimestre, anunciou o acordo com a mineradora Alcoa para conectar a região de Juruti (PA) e beneficiar comunidades de cidades vizinhas. Também fechou parceria com a Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), conectando mais de 270 quilômetros de rodovias de 18 municípios no Rio Grande do Sul.
AVANÇOS EM IA
A TIM passou a ser a primeira operadora a usar a inteligência artificial na sua rede para análise preditiva, com foco na eficiência operacional e na melhoria da qualidade dos serviços. Os primeiros resultados são inéditos e já apontam para mais de 85% de assertividade do modelo, assegurando precisão nas intervenções preventivas de manutenção, evitando falhas operacionais, reduzindo custos e melhorando a confiabilidade do serviço.
ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
A TIM segue impulsionando a inovação no mercado B2B ancorando o Fundo Upload Growth, que acaba de anunciar a chegada da Minerva Foods como nova investidora. Gerido pela Upload Ventures, o fundo aporta recursos em startups com alto potencial de expansão e fechou 2024 com três investimentos estratégicos no portfólio: Topsort, de retail media com IA; Simetrik, que otimiza reconciliação financeira; e Tractian, referência em monitoramento preditivo industrial. Com foco em IA e soluções disruptivas, o fundo fortalecerá o cenário de venture capital em 2025.
RECONHECIMENTO DO ATENDIMENTO
A TIM foi – pelo terceiro ano consecutivo – eleita líder na categoria "Serviços de Telecomunicações" no Prêmio Reclame Aqui. Considerada a maior e mais renomada premiação de atendimento e reputação do Brasil, contou com mais de 15 milhões de votos de consumidores e mais de 2 mil empresas inscritas. Desde junho de 2022, a companhia mantém o selo "RA 1000", consolidando seu compromisso com o pós-venda e reforçando a confiança na marca.
Com foco em evoluir ainda mais a experiência do cliente, a TIM acaba de lançar uma nova versão do seu aplicativo. O novo MEU TIM é customizado para diferentes demandas do usuário, 100% acessível e alinhado às tendências de Open Finance. O canal é utilizado por mais de 25% da base de clientes da operadora e registra mais de 70 milhões de acessos mensais.
PILARES ESG
Empresa de telecomunicações presente há mais tempo – 17 anos – na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e com diversos reconhecimentos a sua jornada ESG, a TIM está atenta à evolução do tema, cada vez mais relevante nos negócios e essencial para o futuro da sociedade. Por isso, em 2024, renovou a sua matriz de materialidade à luz das tendências e vem evoluindo cada vez mais em temas como gestão energética, mudanças climáticas, diversidade e inclusão, segurança de dados e inclusão digital, dentre outros.
No caminho para se tornar Net Zero até 2040, a TIM manteve 100% de energia renovável para abastecer sua operação, contando – principalmente – com a produção oriunda de 132 usinas arrendadas de parceiros, sendo líder em geração distribuída de energia no setor.
No pilar social, a empresa fechou o ano com 37,4% de mulheres em posições de liderança, superando a meta estabelecida. Reforçou ainda suas iniciativas de conscientização para temas de diversidade em programas internos e externos e ampliou as ações de combate à violência contra a mulher com projetos como o leilão beneficente da jaqueta utilizada no Rock in Rio por Ivete Sangalo em homenagem à filha de IZA – as duas embaixadoras da marca. A companhia conquistou ainda o oitavo lugar entre as 85 melhores empresas para trabalhar no Brasil segundo o ranking da Great Place to Work (GPTW).
*Dados normalizados
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)