TIM é a primeira operadora do País a usar 5G “network slicing” em rede pública na Porsche Cup
ICARO Media Group
A TIM é a primeira operadora do Brasil a fazer “network slicing” do 5G em rede pública para a transmissão de vídeo em tempo real. A ação permitiu o envio de imagens internas com alta definição de 10 veículos a mais de 260km/h, durante a última etapa da temporada 2024 da Porsche Cup, neste fim de semana no Autódromo de Interlagos (SP). A iniciativa contou com a parceria da Ericsson (NASDAQ: ERIC) no design e otimização do fatiamento da rede.
A utilização inédita do “network slicing” em uma rede aberta 5G levou o time de engenharia e convidados da Porsche Cup a uma experiência imersiva e exemplifica as infinitas possibilidades que a tecnologia pode levar para aplicações em diversos segmentos da Indústria. A TIM é pioneira no uso do ‘fatiamento da rede 5G privativas” e, mais uma vez, demonstra também a performance da tecnologia na rede pública e todo seu potencial para o mercado corporativo. "Nossa infraestrutura está preparada para atender demandas de conectividade múltiplas e específicas em todo o país, abrindo possibilidades para novas aplicações e soluções" comenta Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM.
O fatiamento permite a criação de redes virtuais personalizadas para diferentes aplicações e as fatias podem ser diferentes nos tipos de serviços, na performance e em outras características. “Ao utilizar fatiamento de rede, conseguimos alocar uma banda dedicada para cada carro, garantindo que a transmissão de dados ocorra de forma estável e sem interferências, mesmo em um ambiente de alta velocidade. Como líderes do 5G no Brasil, queremos sempre levar uma experiência inovadora para pessoas e empresas, ajudando a transformar digitalmente setores produtivos em todo o país”, complementa Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.
Para suportar a infraestrutura na Porsche Cup, a TIM instalou 18 antenas de 5G e 28 antenas de 4G. "Estamos muito entusiasmados com a parceria com a TIM e com o uso da tecnologia 5G na Porsche Cup. Pela primeira vez, conseguimos transmitir em tempo real imagens internas de dez carros simultaneamente, com qualidade Full HD e uma conexão estável e contínua por mais de quatro horas. Isso trouxe benefícios extraordinários, como a possibilidade de acompanhar de dentro dos carros disputas emocionantes e oferecer suporte mais ágil e preciso aos comissários na análise de eventuais penalizações. Em 2025, estamos certos de que o 5G da TIM proporcionará ainda mais benefícios diretos à engenharia, segurança, direção de provas e, claro, uma garantia ao público e às equipes de uma imersão única ao lado dos pilotos. A reação da nossa equipe foi incrível, mostrando o potencial transformador dessa tecnologia. Estamos confiantes de que, com a TIM, continuaremos redefinindo os limites da inovação no automobilismo, proporcionando experiências cada vez mais imersivas e revolucionárias", destaca Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil.