A Princesa Esquecida: 5 curiosidades sobre 'Anastasia'
Recreio
Nesta segunda-feira, 21, a animação “Anastasia” completa 20 anos de lançamento. A produção conta a história de Anastásia, grã-duquesa da Rússia que fugiu junto de sua avó após o palácio imperial ser atacado por revolucionários, onde acaba batendo a cabeça e perdendo a memória enquanto tentava escapar.
Para comemorar o aniversário da icônica animação, a Recreio separou uma lista com cinco curiosidades sobre a trama de Anastásia que você não pode perder. Confira!
1. Melhor animação fora da Disney
Na época em que foi lançado, “Anastasia” recebeu inúmeras críticas positivas, passando a ser considerado como a melhor animação fora da Disney já lançada — mas isso não aconteceu por acaso. O filme contou com a produção de dois ex-funcionários da Casa do Mickey: Don Bluth e Gary Goldman, responsáveis por produzir e dirigir o longa.
2. Competição entre princesas
No ano de 1997, poucas semanas após o lançamento oficial de “Anastasia”, a Disney realizou o relançamento de “A Pequena Sereia”, causando uma pequena disputa entre as duas princesas nas bilheterias de cinema. No final, a história sobre a grã-duquesa da Rússia não foi tão afetada assim com a volta de Ariel para as telonas, e conseguiu arrecadar mais de 139 milhões de dólares mundialmente.
3. Críticas de historiadores
“Anastasia” foi inspirado em uma história real e, por isso, alguns historiadores russos chegaram a criticar a trama por não ser 100% fiel ao que realmente aconteceu com a grã-duquesa russa Anastasia Nikolaevna. No entanto, alguns dos acontecimentos precisaram ser adaptados para se encaixar com o público infantil.
4. Adaptação live-action
Você sabia que “Anastasia” ganhou uma versão live-action bem antes da animação? O filme foi lançado em 1956, e era mais voltado para o público adulto por abordar de forma mais fiel à história dos acontecimentos relacionados a família Romanov. Assim como o desenho da FOX Animation Studios, o longa também recebeu inúmeras críticas positivas, além de ser um sucesso de bilheteria.
5. A verdadeira morte de Rasputin
Assim como Anastásia, Rasputin, o grande vilão da animação, também existiu na vida real, e a sua morte no filme faz uma referência ao destino final do bruxo de verdade. Enquanto no longa o antagonista termina caindo em um rio gelado, o místico russo também teve seu fim em um rio no ano de 1916.