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Astro Bot: Diretor de Animação compartilha processo de criação do jogo
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Astro Bot: Diretor de Animação compartilha processo de criação do jogo

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Recreio
15/10/2024 19h52
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https://timnews.com.br/system/images/photos/16372373/original/open-uri20241015-18-2eqe85?1729022455
©Reprodução/Sony Interactive Entertainment
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Lançado no último mês de setembro, Astro Bot vem agradando uma grande parcela de jogadores que acompanham as novidades da Sony e do PlayStation. Descrito como "uma celebração à história dos videogames" pela crítica especializada, o game traz a nostalgia dos jogos de plataforma, além de conter aparições de diversos personagens famosos de franquias icônicas da marca, como God of War e The Last of Us, além de fases exclusivas dedicadas a alguns desses jogos.

Em uma entrevista exclusiva com a RECREIO, Jamie Smith, Diretor do Departamento de Animação da Team ASOBI, compartilhou um pouco sobre o processo de criação de Astro Bot, assim como os detalhes que compõe sua jogabilidade; leia abaixo!

Astro Bot apresenta muitos personagens icônicos da história do PlayStation. Como surgiu a ideia de incluí-los no jogo?

Em nosso jogo anterior, Astro's Playroom, adicionamos consoles PlayStation e acessórios como itens especiais para o jogador encontrar e colecionar. O feedback dos jogadores foi muito positivo, então com o Astro Bot queríamos desenvolver isso, porém elevando seu nível de qualidade. Então decidimos incluir mais de 150 bots especiais, todos com fantasias/adereços exclusivos e histórias animadas comemorando os últimos 30 anos do PlayStation. Criamos um planeta central especial onde, uma vez resgatados, todos esses bots viveriam. A qualquer momento o jogador pode retornar a este planeta e ver e interagir com todos esses personagens famosos. Achamos que seria uma celebração muito divertida e adequada para o 30º aniversário do PlayStation.

Astro Bot é bastante envolvente, conseguindo levar o público para dentro do jogo principalmente graças aos elementos sensoriais, algo que tem sido muito elogiado pelos fãs. Os elementos sensoriais foram uma prioridade para você desde o início? Como funcionou esse desenvolvimento?

Sim. Na Team Asobi estamos sempre procurando maneiras divertidas e únicas de usar o hardware do PlayStation. Portanto, com o Astro Bot sabíamos que o DualSense seria fundamental para a experiência. Passamos muito tempo nos divertindo com protótipos de gatilhos táteis e adaptativos. Quando encontramos algo que pareceu ótimo e único, desenvolvemos essas ideias em mecânicas de jogo. Um ótimo exemplo foi quando realizamos um divertido teste tátil de deixar o ar sair de um balão. A partir desse pequeno teste, foi criado o powerup do inflador. Usando os gatilhos adaptativos, o jogador pode inflar e desinflar o Astro para alcançar áreas anteriormente inacessíveis, mas o ponto central para isso é aquela sensação tátil excitante e original de liberar ar de um balão. Então começamos com uma ideia sensorial e depois a desenvolvemos em uma jogabilidade divertida.

Como o design de níveis do Astro Bot é usado e focado para surpreender e desafiar os jogadores ao longo do game?

Queremos que cada nível seja novo e emocionante. Como um novo presente para desembrulhar cheio de surpresas. Com o Astro Bot, desde o início até o final dos créditos, estamos introduzindo novas mecânicas, nova jogabilidade e novas experiências para o jogador. Isso foi muito importante para nós porque não queríamos nenhuma repetição. Em relação ao desafio, queremos que o Astro Bot seja acessível a todos os jogadores, por isso criamos um jogo base que pode ser jogado e apreciado por todas as idades e depois adicionamos níveis de desafio extras que realmente desafiam os jogadores mais experientes. Sentimos que encontramos o equilíbrio perfeito para todos os gostos.

Desde o Astro’s Playroom, o personagem Astro conquistou muitos fãs e se tornou o mascote oficial do PlayStation. Essa decisão se deve ao sucesso que o Astro alcançou através dos games, ou a intenção de torná-lo o mascote da marca já estava presente desde o início?

Uau, obrigado pelo ótimo comentário! Na Team Asobi nós realmente não pensamos dessa forma, nosso objetivo é fazer um personagem que seja amado pelos jogadores da mesma forma que todos os outros personagens maravilhosos dos estúdios PlayStation são, e é um sonho ver Astro dentre todos esses outros IPs amados. O que acontece depois disso depende dos jogadores e fãs, mas nós realmente apreciamos toda a positividade e amor que está sendo dado ao nosso pequeno bot.

À medida que a indústria de jogos avança, as expectativas por jogos mais realistas e complexos deixam o fluxo de lançamentos mais lento como acontecia há uma ou duas décadas. Como é ir na contramão com um jogo que possui um visual mais lúdico e jogabilidade menos hardcore?

Nosso objetivo na Team Asobi sempre foi fazer jogos para todas as idades dentro da família de estúdios PlayStation. Personagens e mundos estilizados, divertidos e coloridos que agradam jogadores jovens e velhos. Em relação à complexidade, usamos o poder do PlayStation 5 de outras maneiras, como garantir que o mundo seja totalmente interativo e responda ao jogador. Colocamos muito esforço em simulações de física, o que significa que podemos ter muitos objetos na tela para o jogador brincar, simulações de água e óleo que o jogador pode misturar e materiais corporais macios que o jogador pode atropelar e deformar de forma realista. Este ‘mundo vivo’, como o chamamos, aproveita ao máximo o poder do PlayStation 5. Portanto, embora optemos por não ter um estilo de arte visualmente realista, o comportamento do ambiente faz com que pareça um mundo muito consistente e verossímil.

Astro Bot é repleto de referências que, segundo a crítica especializada, despertam um sentimento de nostalgia nos fãs dos jogos de PlayStation. Isso abre a possibilidade do personagem Astro aparecer em outros jogos no futuro?

Boa pergunta. Acho que você teria que perguntar aos desenvolvedores de outros jogos se eles gostariam que o Astro fosse incluído! No entanto, estamos extremamente honrados por poder incluir todos os outros personagens maravilhosos do jogo no Astro Bot. Ainda temos que nos beliscar quando vemos personagens queridos de algumas de nossas primeiras memórias de jogo correndo em forma de bot em nosso jogo. É uma verdadeira honra e um privilégio ter a confiança desses personagens e um prazer em ver as reações dos fãs ao encontrá-los. Esperamos que os pais que cresceram com o PlayStation possam jogar ao lado de seus filhos e, ao resgatar esses personagens, possam compartilhar algumas de suas memórias com a nova geração.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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