Feliz aniversário Cebolinha: 5 curiosidades sobre o menino dos planos infalíveis
Recreio
Hoje é dia de festa do Bairro do Limoeiro! Nesta segunda-feira, 24, Cebolácio Júnior Menezes da Silva — o adorado Cebolinha — completa 62 anos desde que surgiu nas tirinhas pela primeira vez pelas mãos de Mauricio de Sousa.
Sendo assim, em comemoração à data, a Recreio reuniu abaixo cinco curiosidades sobre o menino de que fala ‘Elado’. Confira!
1. Primeiras aparições
Sendo um dos protagonistas da Turma da Mônica, Cebolinha foi criado em 1960, marcando sua primeira aparição nos quadrinhos como um personagem secundário nas tirinhas de Bidu e Franjinha publicadas no jornal Folha de S. Paulo.
No entanto, a primeira história solo do nosso careca favorito chegou as bancas mais de uma década depois de sua estreia, visto que foi realizada em 1971 com o lançamento de ‘Cebolinha nº1’, revistinha essa que foi responsável por incluir Chovinista, Louco e Rosinha na franquia.
2. Inspirado em uma pessoa real
Assim como outros personagens da turminha mais amada do Brasil, Cebolinha também é inspirado em uma pessoa real. Para ele, Mauricio teve como base para a criação um amigo de infância de seu irmão, Márcio de Sousa.
Provando que a arte imita a vida, o menino que sempre usa caminha verde infalíveis troca o “R” pelo “L” porque a pessoa em quem foi inspirado possui a mesma alteração na fala que é chamada de dislalia. Além disso, o amigo de Márcio ganhou do pai dos irmãos, o apelido de Cebolinha, por conta de seu cabelo espetado que também é visto no garoto dos planos infalíveis.
3. Legião Suburbana e Bon Chovi?
Nos quadrinhos, Cebolinha é um grande amante de Rock e suas música favoritas desse estilo musical são cantadas por Legião Suburbana e Bon Chovi — e caso você tenha notado a semelhança com nomes de bandas que existem fora da ficção, saiba que não é por acaso.
Legião Suburbana surge como uma paródia a Legião Urbana, banda brasileira que surgiu em 1982 em Brasília, criada por Renato Russo e Marcelo Bonfá. Já Bon Chovi é derivada de Bon Jovi, banda americana que surgiu um ano depois, e que tem John Bon Jovi como vocalista.
4. Nome diferente em outros idiomas
Com a Turma da Mônica deixando de ser um sucesso nacional, para ganhar destaque também no exterior, os integrantes do icônico grupo de amigos receberam outros nomes para se adequar melhor ao novo idioma — e não, Cebolinha não é chamado de Little Onion.
Na versão estrangeira, ele passou a ser chamado de Jimmy Five, isso porque o nome faz referência aos cinco fios de cabelo que o personagem possui.
5. O único que não usa sapatos
Além de falar ‘elado’ e ter apenas algumas madeixas espetadas, Cebolinha tem mais uma característica marcante: ele é o único do grupo principal que usa sapatos, isso porque, na época em que foi desenhado, Mauricio de Sousa tinha mais tempo para se dedicar aos detalhes de seus personagens.
Quando criei o Cebolinha ainda tinha tempo para desenhar detalhes. Quem nasceu sem sapato, ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto”, contou Mauricio em entrevista ao jornal O Globo