‘Luca' e 'Monstros S.A.' estão ligados? Teoria diz que sim
Recreio
Separados por quase duas décadas, os filmes ‘Luca' e 'Monstros S.A.' possuem uma relação direta — pelo menos é o que diz uma teoria criada na internet, que aponta uma possível semelhança entre as duas produções Disney. Ficou curioso? Calma que a Recreio te explica!
Um resumão dos filmes
Lançado em 2001, a trama que traz os amigos Mike e Sully como protagonistas, aborda o dia a dia comum dos dois monstros como trabalhadores na Fábrica de Sustos de Monstropólis. No entanto, suas vidas comuns viram de cabeça para baixo quando uma humana invade o seu mundo e altera tudo o que eles acreditavam.
Já em ‘Luca’, filme que chegou à plataforma de streaming da Disney em 2021, são apresentadas as aventuras do jovem menino italiano e seu amigo, Alberto, que enquanto descobrem o valor da amizade e exploram realidades não tão familiares para eles, os dois tem que esconder um grande segredo: ambos são monstros marinhos que vivem abaixo da superfície da água.
A teoria
Observando as sinopses dos filmes, é possível notar que eles apresentam uma característica em comum, visto que nas duas produções há a existência de monstros. Mas, como os dois longas-metragens se conectam?
Tudo começa em ‘Monstros S.A’, visto que as criaturas monstruosas possuem medo dos humanos e vice-versa. Assim, quando Mike e Sully tem contato com Boo, a adorável garotinha que adentra o mundo dos monstros, a dupla acaba sendo exilada para o Himalaia.
Já no alto das montanhas geladas, os dois amigos acabam encontrando um doce monstro branco que ficou conhecido pelos humanos como o Abominável Homem das Neves. O gentil monstrengo conta que outras criaturas de Monstropólis também foram enviadas ao local, e passaram a fazer parte das histórias assustadoras contadas pelos humanos.
Como resultado, os isolados se mantêm escondidos para fugir dos humanos, assim como acontece em ‘Luca’, onde as criaturas marinhas não vão à superfície por medo das reações humanas, enquanto as pessoas compartilham do mesmo sentimento, transformando ainda os monstros do mar em mitos assustadores que pertencem às histórias mais antigas da Itália.
Apesar da teoria não abraçar o fato de que monstros marinhos são meio humanos, ela sugere que essa possa ser uma evolução posterior, visto que defende apenas que os primeiros seres do mar, ou seja, os antepassados mais distantes de Luca, eram, na verdade, habitantes exilados de Monstrópolis.