7 melhores soulslike lançados em 2023
Tecmundo
O gênero soulslike é um dos que mais vem se popularizando ao longo dos anos. Criado pela empresa From Software na franquia Demons/Dark Souls , ele é conhecido por apresentar uma dificuldade elevada, inimigos poderosos e muitas vezes enormes, recursos limitados, e a impossibilidade de salvar a todo momento, apenas em determinados pontos do cenário.
E por conta dessa popularidade, são muitas as empresas que vêm investindo nesse gênero. Por conta disso, 2023 foi um ano repleto de jogos similares aos produzidos pela From Software, sendo boa parte deles muito elogiados pelos fãs de soulslike. E por conta disso, hoje o Voxel traz uma lista com os melhores games lançados este ano. Confira!
Um dos soulslike mais famosos que não foi lançado pela From Software é Lords of The Fallen. O jogo foi originalmente lançado em 2014, e ganhou uma espécie de remake/continuação em 2023. Nele, você assume o controle de um dos lendários Cruzadores das Trevas, e deve se aventurar entre os reinos dos vivos e dos mortos para deter o tirano Adyr, que planeja destruir a humanidade.
Lords of The Fallen traz um interessante sistema de troca de mundos a qualquer momento do jogo
O ponto alto do jogo é justamente o seu sistema de alternar entre os mundos durante toda a história. Com ele, além de encontrar caminhos secretos ou alternativos, também é possível ter contato com criaturas diferentes, e até mesmo usar algumas habilidades de formas alternadas. Merece destaque também o seu visual, principalmente na versão para PC que, nos níveis gráficos mais altos, é um dos jogos mais bonitos do gênero.
Desde que foi anunciado, Lies of P chamou muita atenção. A começar pelo enredo, que traz ninguém menos que o famoso boneco de madeira Pinóquio, em uma aventura onde ele deve encontrar Geppetto. Só que para isso, ele deve encarar as mais temíveis criaturas, em uma ambientação steampunk que lembra muito um dos maiores clássicos do gênero: Bloodborne.
Lies of P chegou a ser indicado em diversas categorias do The Game Awards 2023
Tantas promessas não foram em vão, já que Lies of P não foi apenas um dos melhores soulslike do ano, mas também um dos melhores jogos. Tanto que o título acabou sendo indicado em diversas categorias na The Game Awards 2023 . Tudo graças a sua jogabilidade, que acaba sendo uma das melhores portas de entrada para o gênero, como também pelo seu visual e ambientação, que impressionam pelo nível de detalhamento.
Dos mesmos criadores de Nioh, que é uma outra franquia soulslike fora da From Software e de destaque, Wo Long: Fallen Dynasty também se destacou em 2023. No game, os jogadores controlam um soldado anônimo, que deve se juntar a um exército para acabar com a Dinastia Han. Para isso, além de encarar os mais habilidosos guerreiros tiranos, também será preciso derrotar temíveis criaturas da mitologia chinesa.
Wo Long: Fallen Dynasty é um soulslike ambientado na China antiga
Já a sua jogabilidade mistura elementos que consagraram justamente a franquia Nioh, com uma movimentação mais ágil, e um sistema de contra ataque eficiente, principalmente contra inimigos mais poderosos. Além disso, o jogo traz uma bela recriação do que seria uma versão alternativa da China entre 206 a.C. até 220 d.C.
O primeiro Blasphemous chocou o mundo ao implementar de uma maneira muito eficiente o gênero soulslike, em um jogo de plataforma 2D com elementos de metroidvania. Além disso, ele trazia gráficos pixelados que mostravam um design incrível, tanto da ambientação das suas fases, como também dos inimigos baseados em conceitos religiosos.
Blasphemous 2 é um soulslike de plataforma 2D que encanta em sua segunda versão
Em Blasphemous 2 o jogador volta ao controle do Penitente, que agora acorda em um novo mundo ainda mais estranho, no qual deve derrotar as criaturas que habitam por lá e encarar o seu juízo final. O novo jogo repete os elementos de sucesso do capítulo anterior, com a vantagem de trazer melhorias tanto em seu visual quanto na jogabilidade, motivos que o tornaram mais uma vez um dos destaque do ano no gênero.
Quando Star Wars Jedi: Fallen Order foi lançado em 2019, o título chocou ao mundo por ser um dos melhores a representar o universo da franquia do cinema nos games. E um dos principais elementos de sucesso foi justamente os traços de soulslike do jogo. E mesmo que a sua dificuldade seja considerada baixa para o padrão, ele acabou sendo uma boa porta de entrada para o gênero.
Star Wars Jedi: Survivor se aproxima mais do gênero soulslike
A sua continuação, que se passa 5 anos após o filme Star Wars: Episódio 3: A Vingança dos Sith, manteve esses elementos que deram certo, e trouxe melhorias pontuais. A mais nítida delas é justamente na jogabilidade, ampliando o leque de habilidades do personagem e, principalmente, elevando a dificuldade do jogo, o que o aproxima ainda mais do gênero soulslike.
Depois de anos produzindo jogos do gênero do soulslike, em 2023, a From Software optou por ressuscitar uma das suas mais antigas franquias: Armored Core. E embora o jogo não tenha as principais características, ainda sim é possível notar traços do gênero nele, principalmente na dificuldade elevada dos chefões e alguns inimigos.
Armored Core 6: Fires of Rubicon não é bem um soulslike, mas é produzido pela From Software e traz elementos parecidos com o gênero
Entretanto, é possível contornar esse problema personalizando seus robôs, já que a grande sacada nesses confrontos é justamente saber se adaptar a cada tipo de inimigo. Por fim, o sistema de fases curtas e checkpoints também descaracteriza o game, mas não deixa de ser uma boa porta de entrada para quem quer se aventurar no gênero sem passar grandes sufocos.
E na sua opinião, qual foi o melhor soulslike do ano? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!