Home
Tecnologia
A Baleia: entenda o final do filme com Brendan Fraser
Tecnologia

A Baleia: entenda o final do filme com Brendan Fraser

publisherLogo
Tecmundo
11/03/2023 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15460108/original/open-uri20230311-18-uwrzpa?1678568613
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se você tem acompanhado o mundo do cinema recentemente, deve ter ouvido falar de A Baleia (The Whale), filme produzido pela famosa A24 e dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro, Mãe!). A obra, roteirizada por Samuel D. Hunter, que é autor da peça de teatro de mesmo nome na qual a projeção foi baseada, marcou o retorno de Brendan Fraser (A Múmia) às telonas após muitos anos. O ator, inclusive, foi indicado ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Ator por sua atuação.

Em A Baleia, Fraser interpreta Charlie, um professor de escrita criativa com obesidade severa que está prestes a morrer por conta de seus problemas de saúde. Ao perceber que não tem muito tempo de vida, o protagonista tenta desesperadamente se reconectar com sua filha adolescente Ellie (Sadie Sink), que guarda muito rancor e remorso do pai por conta de seu passado conturbado.

O final de A Baleia, contudo, mostra que nem tudo estava perdido entre Charlie e Ellie. Abaixo, explicamos detalhadamente o desfecho da obra de Aronofsky. Confira!

O final de The Whale é recheado de emoção e traz um detalhe narrativo bem interessante. Você se lembra do ensaio que Charlie ficava repetindo durante todo o filme nos momentos em que pensava que ia morrer? Pois é, ele esconde um significado maior do que aparenta. 

Como notamos, o texto tem como alvo o livro Moby Dick, de Herman Melville. No começo, não fica claro se o ensaio pertence a Charlie ou se foi escrito por algum autor famoso. Só sabemos que, por alguma razão, o documento tem extrema importância para o protagonista, que se parece se enxergar nele. 

No terceiro ato de A Baleia , descobrimos que o ensaio, na verdade, foi escrito por Ellie, sua filha, quando ela ainda era criança. O que explica o apreço de Charlie pelo texto e o motivo pelo qual ele queria que as palavras do projeto fossem as últimas que ele lesse e ouvisse antes de morrer. 

Inclusive, como um "último pedido" à sua filha, quando Charlie parece estar falecendo, o personagem pede para que Ellie leia o ensaio para ele. Assim, o personagem pode ouvir as palavras que lhe confortavam da pessoa que mais importa para ele: a filha Ellie.

Na sequência final, Ellie, finalmente, derruba seus muros de desprezo pelo pai e pela vida e lê o ensaio para Charlie, que transcende e é levado a uma das memórias mais felizes de sua vida: o dia em que foi à praia com Ellie, que aparece brincando na areia enquanto Charlie está de frente para o mar, com os pés na água. 

Depois disso, não fica claro se, de fato, Charlie morre ou não, mas, talvez, isso não importe, uma vez que o arco do personagem conclui com aquilo que ele mais queria: um momento de honestidade e amor entre ele e sua filha.

E aí, o que você achou de A Baleia? Confira nossa análise completa do filme indicado ao Oscar!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também