A Inteligência Artificial irá revolucionar a educação?
Tecmundo
Por Luiz Alberto Ferla
A Inteligência Artificial (IA) está emergindo como uma das tecnologias mais impactantes e transformadoras do nosso tempo e, sua aplicação no campo da educação, promete revolucionar a maneira como os alunos aprendem e os educadores ensinam. A aplicação da IA na educação é um tema que vem ganhando espaço no ambiente educacional, principalmente por ser uma forma disruptiva de personalizar o processo de ensino- aprendizagem.
A IA tem o potencial de revolucionar a educação e a EaD de formas significativas? Para começar, resolvi fazer esta pergunta para o ChatGPT que respondeu assim: “a IA está desempenhando um papel cada vez mais importante na educação a distância. Ela envolve o uso de algoritmos e tecnologias avançadas para personalizar o aprendizado e melhorar a experiência dos alunos".
Na prática, as aplicações de IA estão se tornando ferramentas cada vez mais populares e utilizadas na educação à distância, que é uma modalidade de ensino que se desenvolve muito rapidamente pela crescente utilização de tecnologias e ferramentas que suportam os mais diversos projetos educacionais – cursos em geral, treinamento e capacitação para o trabalho, desenvolvimento de competências e habilidades, formação profissional, assim como estudos formais em todos os níveis.
Por outro lado, existem alguns desafios a serem enfrentados . A IA aplicada na EaD tem potencial de melhorar substancialmente a experiência de aprendizado e ajudar os alunos a atingir seu pleno potencial, transformando a educação, tornando-a mais personalizada, adaptativa e envolvente.
Entretanto, a maioria das tecnologias que utilizando aplicação de inteligência artificial ainda são utilizadas no setor privado. A publicação da UNESCO, no Projeto Educação 2030, lista alguns desafios da IA da educação: políticas públicas mais abrangentes, inclusão e equidade.
Países como o Brasil, devem estar preparados para o uso da IA na área pública como forma de melhorar a equidade e a qualidade do ensino. Finalmente, questões relacionadas à dependência excessiva da tecnologia devem ser cuidadosamente abordadas de maneira ética e responsável . Temos que nos beneficiar dos avanços tecnológicos e acelerar nosso desenvolvimento. A educação é o maior acelerador de pessoas, empresas e nações.
****
Luiz Alberto Ferla é fundador e CEO do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital.