A revolução do hemograma
Tecmundo
Foi publicado recentemente no periódico Scientific Reports, vinculado ao grupo Nature, a validação de um hemograma completo em point-of-care (POCT) . Tive a oportunidade de participar desse trabalho junto dos demais cientistas e pesquisadores que atuam na healthtech onde lidero a equipe médica. Por meio da coleta de amostra de sangue capilar, semelhante ao que é feito com glicosímetros (autoteste para diabetes), o laudo é emitido em 30 minutos.
O próximo salto evolutivo do hemograma deve gerar uma mudança direta na jornada do paciente, que terá maior facilidade, conveniência e rapidez no resultado. Hoje, o tempo entre requisição, coleta e resultado de exame de um paciente que realiza quimioterapia é de 24 horas a 72 horas. Esse resultado é necessário para o planejamento do próximo ciclo de tratamento.
Com a nova geração, esse processo terá duração de menos de 1 hora, permitindo que a consulta, o exame e a infusão da quimioterapia ocorram no mesmo local. O paciente pediátrico também se beneficiará, já que a técnica é menos dolorida, conveniente e exige menor volume de amostra.
Esses são apenas dois exemplos de outras inúmeras aplicações em consultórios médicos, ambulâncias e salas de emergência, que poderão ter uma conduta mais rápida e com o resultado imediato.