Home
Tecnologia
Afinal, CEO do TikTok conseguiu defender app contra banimento nos EUA?
Tecnologia

Afinal, CEO do TikTok conseguiu defender app contra banimento nos EUA?

publisherLogo
Tecmundo
27/03/2023 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15483202/original/open-uri20230327-18-tyv706?1679956320
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A luta entre TikTok e governo norte-americano ganhou mais um capítulo na quinta-feira (23), quando o CEO do aplicativo chinês de vídeos, Shou Zi Chew, falou em frente ao congresso dos Estados Unidos. Ele tentou defender a rede social das acusações que esta vem acumulando no país. 

Entre elas, há a preocupação sobre como o TikTok lidaria com os dados privados de seus usuários. Os Estados Unidos também possui ressalvas sobre a ligação do app com o governo chinês, que poderia estar "adquirindo" dados de forma ilegal.

Nesse cenário, o governo dos EUA poderia forçar o TikTok a vender parte de seus negócios no país ou até bani-lo de seus limites, proibindo completamente atividades relacionadas ao aplicativo. Coube a Chew, portanto, convencer o congresso de que as políticas e o manejo de dados da rede social são seguros e não infringem leis norte-americanas. Contudo, as coisas não deram muito certo, conforme revelaram alguns analistas que acompanharam o processo (via Business Insider). 

De acordo com alguns analistas, Shou Zi Chew não se saiu bem em frente ao congresso dos EUA; TikTok ainda pode ser banido no país.De acordo com alguns analistas, Shou Zi Chew não se saiu bem em frente ao congresso dos EUA; TikTok ainda pode ser banido no país.

"Nós caracterizaríamos o testemunho de hoje do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, no Beltway, como um momento 'desastroso' que provavelmente irá catalisar mais apelos de legisladores e da Casa Branca para tentar proibir o TikTok  nos EUA se a empresa não tentar se desvincular da chinesa ByteDance", disse Dan Ives, analista da empresa Wedbush.

Em concordância, Matthew Schettenhelm, da Bloomberg Intelligence, apontou que a defesa feita por Chew pode ter piorada ainda mais a situação do TikTok nos Estados Unidos. "Eu não ach que ele fez novos amigos hoje e conseguir mudar opiniões. Este sempre será um dia desagradável para o TikTok". 

A publicação do Business Insider revela também que os legisladores pareceram frustrados durante os questionamentos a Chew, que parece um pouco evasivo. "Não estou sendo convencida por nada do que você disse até agora. E eu acho, francamente, que seu testemunho levantou mais questões do que respostas", declarou Lisa Blunt Rochester, Democrata de Delaware.

Por enquanto, nenhuma decisão foi tomada, mas uma proibição geral do TikTok  nos EUA ainda é uma possibilidade. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também