TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Alexa ganha recursos de IA generativa exclusivos para as crianças
Tecnologia

Alexa ganha recursos de IA generativa exclusivos para as crianças

publisherLogo
Tecmundo
25/10/2023 17h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15839243/original/open-uri20231025-56-gpo8v0?1698264930
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Amazon começou a disponibilizar, nesta quarta-feira (25), um novo recurso de inteligência artificial generativa para a Alexa destinado ao público infantil que utiliza a assistente de voz. A funcionalidade, intitulada “Explorar com Alexa”, foi anunciada pela empresa em setembro.

Conforme explicou a gigante do comércio eletrônico, a novidade permite que a assistente virtual tenha conversas adequadas com as crianças. O objetivo é garantir uma experiência segura e apropriada para os usuários da tecnologia que tenham idade inferior a 13 anos.

A novidade traz mais segurança para o uso da Alexa pelo público infantil.A novidade traz mais segurança para o uso da Alexa pelo público infantil.

Se um usuário infantil perguntar à Alexa sobre animais e a natureza, por exemplo, receberá respostas extraídas de fontes oficiais e confiáveis, como World Wildlife Fund (WWF) e AZ Animals. A interação incluirá fatos e curiosidades que incentivem a criança a fazer mais questionamentos sobre o assunto.

Além disso, a IA pode perguntar se ela quer ouvir detalhes adicionais em contextos específicos, quando solicitada a contar uma piada ou apresentar o som de um determinado animal. “Alexa, vamos explorar os animais” e “Alexa, conte-me um fato sobre animais” são algumas das opções de comandos de voz para utilizar a nova ferramenta.

O uso da IA generativa pelo público infantil pode gerar uma série de preocupações. Para reduzir as chances de problemas, a big tech afirma ter optado por uma versão protegida dos seus modelos de linguagem na criação do Explorar com Alexa, para alcançar o efeito desejado.

A companhia ressaltou ainda que a experiência generativa com o público infantil não acontece em tempo real no dispositivo. Isso permite a geração de conteúdo em modo offline e a revisão de todo o material por moderadores humanos e IA, antes que as respostas sejam adicionadas à Alexa e acessadas pelas crianças.

Em relação a comparação com o recurso Alexa for Kids , já existente, a varejista disse que a nova experiência funciona de forma diferente. Ela apresenta linguagem mais coloquial e divertida, fornecendo respostas que são mais facilmente digeríveis para o público menor de 13 anos.

A função Explorar com Alexa começou a ser disponibilizada hoje em mercados selecionados, devendo ter a oferta ampliada em breve. Vale ressaltar que ela é exclusiva para assinantes do serviço Amazon Kids+.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também