Home
Tecnologia
Argentina, 1985: conheça filme da Amazon sobre a ditadura militar
Tecnologia

Argentina, 1985: conheça filme da Amazon sobre a ditadura militar

publisherLogo
Tecmundo
17/11/2022 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15300030/original/open-uri20221117-17-198bokx?1668723013
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Dirigido por Santiago Mitre, o filme Argentina, 1985 já é considerado um dos melhores de 2022. Protagonizado pelo conhecido Ricardo Darín (Relatos Selvagens), ícone do cinema argentino, o longa é um drama histórico baseado em fatos sobre o período de ditadura militar no país. 

Na trama, acompanhamos a saga dos promotores Julio Strassera (Darín) e Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani), que chefiaram uma operação para levar militares à justiça por crimes cometidos durante a ditadura argentina, que aconteceu entre 1976 e 1983. Na época, 30 mil pessoas teriam desaparecido sem explicações.

Argentina, 1985 foi lançado no Amazon Prime Video no dia 21 de outubro deste ano e rapidamente se tornou um dos títulos mais comentados do streaming.

A narrativa, como indica o título, se passa em 1985, dois anos após o fim da ditadura, que até então nunca havia sido investigada. Pensando nisso, o filme retrata com fidelidade o Julgamento das Juntas (como ficou conhecido o caso), alternando entre diferentes frentes, como a construção do caso, os testemunhos das vítimas e os dramas das vidas dos promotores (que passam a sofrer com ameaças).

Foi o primeiro tribunal civil que julgou e condenou um ditadura militar. Um fato histórico e marcante não só para a Argentina, mas para o mundo todo. 

O elenco principal de Argentina, 1985 tem Ricardo Darín, Peter Lanzani, Alejandra Flechner, Francisco Bertín, Gina Mastronicola, Santiago Armas Estevarena, Paula Ransenberg, entre outros. 

Até a produção desta matéria, o longa contava com uma nota de 7,8 no site IMDb e incríveis 98% de aprovação no Rotten Tomatoes por parte dos críticos, e 96% por parte do público. Muitos dos elogios citam a mensagem poderosa da trama, bem como sua importância para a democracia.

No Brasil, o filme chegou a ser exibido durante o Festival do Rio, no dia 12 de junho, e está buscando uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro/Internacional no Oscar 2023.

Inclusive, a Argentina tem uma certa tradição no Oscar e já venceu a categoria com outros dois títulos: A História Oficial (1985) e O Segredo dos Seus Olhos (2009).

Lembrando que o filme está disponível no Amazon Prime Video.  

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também