TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Celulares devem ter bateria removível até 2027, decide União Europeia
Tecnologia

Celulares devem ter bateria removível até 2027, decide União Europeia

publisherLogo
Tecmundo
14/08/2023 18h05
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15712810/original/open-uri20230814-18-1vx07ac?1692047232
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após meses de discussões, o Conselho da União Europeia finalmente oficializou a lei que obriga as fabricantes de eletrônicos a implementarem baterias removíveis em seus produtos. O objetivo da mudança, segundo os parlamentares, é garantir que as baterias tenham um ciclo de vida “seguro, mais sustentável e competitivo”.

Com a mudança, os consumidores poderão remover e substituir as fontes de energia dos dispositivos sem a necessidade de ir a um lugar especializado — atualmente, a maioria dos modelos de smartphones, por exemplo, precisam de uma máquina a laser para remover a tampa traseira sem danificar o aparelho. 

"As baterias são fundamentais para o processo de descarbonização e a transição da União Europeia para meios de transporte com emissões zero. Ao mesmo tempo, as baterias em fim de vida contêm muitos recursos valiosos e devemos ser capazes de reutilizar essas matérias-primas em vez de depender de países terceiros para o abastecimento", disse Teresa Ribera, ministra espanhola da Transição Ecológica. 

Segundo Ribera, as novas regras também devem promover mais competitividade da indústria europeia.

bateria Atualmente, os usuários precisam levar o smartphone em assistência técnica para trocar a bateria. (Foto: GettyImages)

A nova lei será aplicada a todas as baterias, incluindo fontes de carros elétricos, baterias industriais e de bicicletas e motocicletas elétricas. As empresas terão até 2027 para mudarem o design de seus produtos e se adaptarem a nova regra.

Em outubro do ano passado, a União Europeia também já havia aprovado a entrada USB-C como conexão padrão, regra que entrará em vigor a partir de 2024. A mudança fará com que empresas como a Apple adotem o USB-C em seus produtos.

Do contrário, não poderão comercializar seus dispositivos em grande parte da Europa. Por aqui, o governo brasileiro também já começou a discutir legislações de padronização de entradas para carregadores.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também