Cientistas criam Lego de poeira cósmica para construção de abrigos na Lua

Tecmundo






Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) estão desenvolvendo "tijolos espaciais" inspirados em peças LEGO para projetar abrigos na Lua. A ideia dos pesquisadores é utilizar a própria poeira espacial para a construção de estruturas sólidas no satélite, visando reduzir os custos de viagens espaciais e do envio de materiais da Terra.
Nos testes, os cientistas utilizaram a poeira de um meteorito encontrado no nordeste da África em 2000 , com 4,5 bilhões de anos, que possui material semelhante ao da superfície da Lua, o regolito.
Para a construção das peças em 3D, o grupo precisou moer parte do meteorito e misturar a poeira cósmica com poliácido lático e simulador de regolito.
Com um formato clássico do estilo Lego, os tijolos podem se encaixar um no outro, permitindo que os construtores montem bases em diferentes estruturas. Confira abaixo o vídeo divulgado pela Agência Espacial Europeia no X:
"Foi, ao mesmo tempo, divertido e útil para entender cientificamente os limites dessas técnicas. Nunca construíram uma estrutura na Lua, então temos que descobrir não apenas como construí-las, mas também de que material fazê-las, já que não podemos levar nenhum material conosco", comentou Aidan Cowley, porta-voz da ESA.
Os tijolos de poeira cósmica se encaixar um no outro, permitindo a construção em diferentes estruturas (Foto: divulgação/LEGO)
Exposição do projeto
O projeto, realizado em parceria com a LEGO, será tema de exposição em alguns países da Europa e da América do Norte. Lojas selecionadas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Países Baixos e Austrália receberão as peças entre os dias 20 de julho e 20 de setembro.


