Como parcelar IPVA atrasado e ficar em dia com o imposto?
Tecmundo
O ano de 2024 começou, e junto com ele algumas taxas anuais que precisam ser pagas logo no primeiro mês. E entre elas está o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
E para muitos, o valor à vista é um tanto pesado para o bolso. Entretanto, hoje há diversas formas de realizar esse pagamento de forma parcelada. E para ajudar nisso, nós te ensinamos a como pagar o IPVA atrasado em sites e aplicativos parceiros. Confira!
Parcelar o IPVA por meio do site oficial da Secretaria de Fazenda do seu estado
A forma mais prática de fazer o parcelamento do IPVA é através do site oficial da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do seu estado. Uma vez lá, é possível escolher a quantidade de parcelas da sua dívida atual. Entretanto, é preciso ficar atento a algumas observações:
O IPVA pode ser parcelado através do site oficial do Sefaz em seu estado
- Alguns estados possuem um limite de valor para cada parcela. O do Paraná, por exemplo, estipula o teto de R$ 130,90 para cada uma delas;
- A quantidade de parcelas também varia bastante para cada estado. Por exemplo, em São Paulo há um limite para até dez parcelas para a dívida total.
Depois de selecionar a quantidade de parcelas, você será redirecionado para uma página onde lá poderá imprimir os boletos referentes a cada um dos meses até que a dívida seja totalmente quitada.
É possível pagar cada parcela do IPVA em boletos bancários
Parcelar o IPVA utilizando apps terceiros oficiais
Também é possível fazer o parcelamento do IPVA atrasado através de aplicativos terceirizados parceiros. Nele, você tem acesso à dívida total a ser quitada, e tem a possibilidade de fazer o pagamento com o seu cartão de crédito. Esses são alguns dos apps que possuem esse tipo de função:
O Gringo é um dos apps que permite pagar IPVA e outras dívidas do seu veículo de forma parcelada
- PagSeguro;
- PicPay;
- Gringo;
- Veloe;
- Zul+.
Uma vez lá, é preciso informar os dados do seu veículo, como número da placa e do RENAVAM, e do proprietário, como CPF ou CNPJ. Em seguida, o próprio app fará a busca pelos débitos atuais e as opções para quitá-los. Entre elas, estará a de parcelamento da dívida pelo cartão de crédito.
É importante frisar que os juros variam de acordo com o aplicativo e número de parcelas. Sendo assim, vale a pena pesquisar quais apresentam as melhores possibilidades para ficar em dia com o débito.
O PicPay também conta com uma opção para parcelar o IPVA pelo aplicativo
Agora que você já sabe as diferentes formas de parcelar o seu IPVA, não é preciso mais se preocupar em ter que pagar o valor total de uma ou mais taxas em atraso.
E você, ficou com alguma dúvida? Fique de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre o que acontece no universo de tecnologia e mercado!