Competição de carros movidos a energia solar ocorrerá em outubro de 2023
Tecmundo
A 36ª edição do World Solar Challenge será realizada entre os dias 22 e 29 de outubro de 2023; trata-se de uma competição de carros movidos a energia solar que devem percorrer uma rota de 3.000 quilômetros entre as cidades de Darwin e Adelaide, na Austrália — o evento é realizado há mais de 30 anos, a primeira corrida foi realizada em 1987.
Conforme explica o regulamento, as equipes participantes devem criar seus próprios carros movidos a energia solar e ter a disponibilidade de realizar o percurso no local citado; ao todo, são três categorias de veículos. Inclusive, as equipes costumam receber patrocínios de universidades e empresas que desejam ajudar na construção dos veículos.
A marca de pneus Bridgestone é uma das patrocinadoras do evento e está apoiando nove equipes da Europa, Índia, Oriente Médio e África.
Ao todo, a competição é dividida em três categorias diferentes, são elas: Challenger, Cruiser e Adventure.
A energia solar é considerada uma das melhores e mais baratas opções de energia renovável, produzida a partir de placas solares que absorvem a luz do Sol e geram energia elétrica. Inclusive, o Brasil passou a marca de 25 gigawatts de potência de energia solar instalada e pode se tornar um dos líderes na geração de energia solar.
“O objetivo do Bridgestone World Solar Challenge é estimular a pesquisa e o desenvolvimento do transporte rodoviário sustentável. A participação no Bridgestone World Solar Challenge exige o projeto e a construção de um carro solar dentro dos parâmetros de design em evolução e a condução do carro solar pelo continente da Austrália”, descreve o site do evento.