Home
Tecnologia
Democratizando a IA para moldar o futuro hoje
Tecnologia

Democratizando a IA para moldar o futuro hoje

publisherLogo
Tecmundo
29/09/2023 20h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15796854/original/open-uri20230929-18-mlrzat?1696030544
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Inteligência Artificial está cada dia mais presente em nossas vidas, transformando rotinas e otimizando atividades, das mais cotidianas às aplicações profissionais . Por outro lado, falar desse tópico quase sempre gera um choque, ou até afastamento.

Geralmente, isso acontece porque o conceito de IA parece algo extremamente complexo e distante de quem não é profissional de tecnologia ou programação. É justamente assim, inclusive, que ele costuma ser retratado nas obras de ficção, ou mesmo em muitas plataformas de comunicação.

No entanto, isto está longe de ser uma verdade. De maneira bastante simplificada, a Inteligência Artificial utiliza computadores para comparar e interpretar informações. Baseado nessas análises e interpretações, o computador retorna sugestões, respostas para perguntas, ou mesmo cria conteúdos baseado nas informações alimentadas.

Além disso, a IA também se manifesta em diversas outras situações cotidianas, como o cancelamento de ruídos em reuniões, análise de vídeos de segurança para prevenir roubos e até mesmo na condução de carros "autônomos". Em resumo, a IA compreende um conjunto de tecnologias desenvolvidas para executar funções específicas sem intervenção humana.

Ferramentas desse tipo são importantes para nossa vida moderna, pois agilizam tarefas que levariam muito tempo ou exigiriam times muito maiores de pessoas, seja pelo volume de informações ou sua complexidade. Por essa razão, a estimativa é que as tecnologias de IA acrescentem até US$ 15 trilhões à economia global até 2030, segundo pesquisa do McKinsey Global Institute.

Utilizando um algoritmo de reconhecimento facial e Visão Computacional, pacientes acamados e com baixa mobilidade podem se comunicar de maneira mais prática. Utilizando uma webcam e uma interface com um teclado, é possível rastrear a posição dos olhos dos pacientes para selecionar letras e digitar palavras.

O projeto rendeu aos alunos US$ 5 mil em prêmios, entre oportunidades de bolsas de estudo, mentorias e um laptop com tecnologia Intel. Esse é apenas um dos exemplos de como a empresa vem realizando, na prática, a sua missão de democratizar o acesso à tecnologia e conhecimento, moldando o futuro desde já.

Soluções como essa ilustram até onde podemos chegar para assegurar a acessibilidade e educação para todos. Isso reflete o comprometimento da Intel e nossa visão sobre a Inteligência Artificial (IA). Para nós, a IA representa uma ferramenta com o potencial de potencializar o melhor nas pessoas e na sociedade.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também