DirectX 11 ou Vulkan em Baldur's Gate 3? Veja qual é a melhor escolha
Tecmundo
Mesmo sendo um jogo moderno, Baldur’s Gate 3 possui requisitos de sistema bastante compreensíveis. Teoricamente, setups de 10 anos atrás conseguem rodar o jogo , apesar de ficar longe do ideal. Por essa razão, a Larian facilitou para o usuário escolher qual API gráfica prefere utilizar, Vulkan ou DirectX 11.
A seleção de API foi implementada diretamente no launcher proprietário da Larian, abaixo do botão para iniciar o jogo, sem uma recomendação clara de quando utilizar cada uma delas. Pensando nisso, explicamos quais sistemas mais se beneficiam de utilizar DX11 ou Vulkan.
Mesmo com a bateria de testes da Eurogamer comparando as APIs, o resultado é subjetivo. Indo direto ao ponto, geralmente, DirectX 11 será a melhor escolha em PCs com, pelo menos, os requisitos recomendados: CPUs Intel Core i7-8700k ou Ryzen 5 3600, e GPUs RTX 2060 Super ou Radeon RX 5700.
Essa realidade começa mudar ao trabalharmos com componentes abaixo desses requisitos — ou diferentes, como os portáteis Steam Deck e ROG Ally. O desempenho de cada API varia de formas diferentes, e depende de onde está a limitação do sistema, na GPU ou no processador.
GPUs Nvidia sem gargalos entregam 8% mais desempenho em DX11 do que em Vulkan
Em condições onde a placa de vídeo está trabalhando a 99%, geralmente com as configurações gráficas no máximo, placas Nvidia e Intel rodam o jogo 8% e 25% mais rápido, respectivamente. No caso de placas AMD, o desempenho é praticamente o mesmo.
Quando passamos para cenários onde o CPU está trabalhando a 99%, gargalando o restante do sistema, a situação muda bastante. Nesse caso, tanto placas Nvidia quanto AMD rodam Baldur’s Gate 3 21% mais rápido em Vulkan do que em DirectX 11, ao passo que GPUs Intel o ganho é de 29%.
GPUs Intel são as que mais se benficiam da API Vulkan em sistemas com limitação de CPU.
A exceção fica para áreas mais populadas por NPCs, onde o DirectX 11 se sobressai. Optar por Vulkan é, geralmente, mais interessante em CPUs mais fracos. A API de código aberto possibilita jogabilidade mais fluida e taxas de quadro entre 60 e 120 FPS, mas pode ser problemático em pontos específicos do jogo.
No caso dos portáteis, temos um caso mais inusitado. O Steam Deck vem com o SteamOS, uma distribuição Linux, tendo Vulkan como principal API. A opção do DirectX 11 existe apenas para o ROG Ally, com Windows 11 nativo, ou em Steam Decks modificados com o sistema da Microsoft.
De qualquer forma, mesmo no portátil da Asus com arquitetura mais moderna, o projeto térmico é um enorme limitador para as APUs. Sendo assim, até é possível testar o DirectX 11, mas a melhor opção acaba sendo Vulkan.