TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Dona do Facebook pode ser proibida de comprar empresa de VR
Tecnologia

Dona do Facebook pode ser proibida de comprar empresa de VR

publisherLogo
Tecmundo
28/07/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15112951/original/open-uri20220728-18-khnbl?1659031522
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) entrou, na quarta-feira (27), com uma queixa em um tribunal federal para impedir que a Meta, controladora do Facebook, possa comprar a empresa de realidade virtual (RV) Within Unlimited, cujo carro-chefe é o aplicativo de fitness Supernatural.

Em comunicado à imprensa, a FTC argumenta que, se a Meta criasse o seu próprio “mercado de aplicativos de fitness dedicados à realidade virtual”, estaria incrementando a inovação e as opções de escolha do consumidor. No entanto, a pretensa compra da Within diminui a concorrência e tenta “comprar seu caminho para o topo”, segundo o vice-diretor da comissão, John Newman.

O processo, aprovado por 3 a 2 em um comitê hoje majoritariamente democrata, marca o primeiro grande evento sob a presidência da professora Lina Khan, crítica ferrenha das Big Techs e conhecida nos EUA como “lady antitruste”.

O que disse a Meta?

Fonte: Meta/Reprodução.Fonte: Meta/Reprodução.

Em uma publicação no Blog do Facebook, o vice-presidente e conselheiro geral associado para concorrência e regulamentação da Meta, Nikhil Shanbhag, alega que o caso da FTC é baseado unicamente em ideologia e especulação. Segundo o executivo, não há como se falar em resultados anticompetitivos, dentro de um cenário dinâmico com tanto crescimento e entradas constantes, como é o caso do fitness online e conectado.

Além disso, acrescenta a nota, as alegações da FTC não têm amparo legal, pois, de acordo com a legislação norte-americana, a agência reguladora terá que provar que uma aquisição "diminuiria substancialmente a concorrência" antes de bloquear uma negociação já firmada. O objetivo da Meta, diz Shanbhag, é injetar novos investimentos no espaço de fitness RV e melhorar a plataforma Quest.

A Meta garante estar confiante "de que nossa aquisição da Within será boa para as pessoas, desenvolvedores e o espaço VR". Mas, primeiramente, terá que enfrentar a ira de Khan.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também