Home
Tecnologia
Emulador do Palm relembra como era a vida antes dos smartphones
Tecnologia

Emulador do Palm relembra como era a vida antes dos smartphones

publisherLogo
Tecmundo
02/12/2022 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15321598/original/open-uri20221202-18-52e3oh?1670018696
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No fim da década de 90 e início dos anos 2000, os PDAs, ou assistentes pessoais digitais, eram uma grande febre, com muitos lembrando com carinho desses "computadores de bolso" que abriram o caminho para a popularização dos smartphones .

E em um momento de puro saudosismo, o arquivista Jason Scott criou um emulador online de PDA que utiliza o Palm OS, sistema operacional da Palm, dando a chance de seus antigos usuários relembrarem do assistente, e ainda apresentá-lo para aqueles que nunca ouviram falar dele. Confiram abaixo:

Hey, so, don't tell anyone, but I'm announcing PalmPilot emulation at Internet Archive for the holidays, probably next week. All the currently-working items need descriptions, so it's not quite ready. Don't tell anybody, OK? https://t.co/ye9z4iTPsx pic.twitter.com/0SNRVJw0Kp

A emulação imita o PalmPilot, lançado em 1997 como a segunda geração de PDAs da empresa, e está disponível no Internet Archive. Ela conta com aproximadamente 560 programas, como, DopeWars, Graffiti e SpaceTrader, além de aplicativos básicos como navegador, calculadora e gerenciador de e-mail.

Em uma entrevista para o The Verge, Scott revelou que foram preciso quase seis meses para fazer o projeto na biblioteca digital, e que ainda há mais a ser feito, principalmente no caso de apps mais desconhecidos que não possuem descrições e metadados.

Se bateu uma curiosidade de testar como eram esses assistentes, você pode acessar a emulação do PalmPilot através deste link . E embora o software funcione tranquilamente no PC, vale a pena abri-lo no celular e experimentar o gostinho nostálgico de uma tecnologia que dominou o mercado antes da consolidação do iOS e Android .


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também