EUA: Volume de IPOs de empresas de tecnologia caiu 90%
Tecmundo
As ofertas públicas de ações (IPOs) de companhias de tecnologia nas bolsas dos Estados Unidos recuaram 90% entre janeiro e setembro de 2022, segundo a Refinitv. O volume dos nove primeiros meses do ano foi de US$ 507 milhões, o menor nível desde 2000, quando considerado a inflação da moeda americana.
Apesar de centenas empresas terem se preparado para abrir o capital nos últimos meses do ano passado, apenas 18 empresas de tecnologia abriram seu capital no mercado americano em 2022. Em 2009, 12 companhias fizeram o processo em 2009, quando o mundo se recuperava da crise financeira global.
Uma série de acontecimentos, como a Guerra da Ucrânia , a alta da inflação e dos juros nos EUA, provocaram volatilidade no mercado e afastaram os investimentos. "Os investidores institucionais estão mudando as alocações de capital enquanto os investidores de varejo estão lambendo suas feridas", disse James Gellert, diretor executivo da Rapid Ratings.
(Fonte: Pexels/Anna Nekrashevich/Reprodução)
A maioria das 18 companhias que abriram o capital em 2022 viram suas ações desvalorizarem na bolsa de valores , segundo a Stock Analysis.
O pior resultado foi da Visionary Education Technology Hold que viu seus papéis derreterem 78% desde o IPO até o final de setembro, seguida da JE Cleantech Holdings Limited, que caiu 77%, e SQL Technologies Corp, que recuou 73%.
O melhor resultado do setor foi da Credo Technology Group Holding Ltd, que valorizou 15%. A companhia fornece soluções de hardware para conexão de alta velocidade para data centers e infraestrutura 5G.