Google determina que apps da Play Store devem permitir exclusão de contas
Tecmundo
O Google estabeleceu uma regra de que todos os apps disponíveis na Play Store que permitem a criação de uma conta devem permitir a exclusão da mesma. Com isso, o usuário precisa apenas acessar a página do aplicativo na loja do Android e clicar em um link dedicado para a deleção dos dados.
Com isso, o Google deu aos desenvolvedores até o dia 31 de maio para cumprir com essa determinação. Contudo, recentemente, a Play Store passou a exibir o recurso para os aplicativos que já o implementaram.
A regra visa facilitar a exclusão de dados de contas nos apps que permitem a criação de uma conta para qualquer finalidade, e sem a reinstalação do aplicativo.
(Reprodução)
O Google vinha pressionando os desenvolvedores para se adequarem à nova regra da loja. Aparentemente, o dia 31 de maio seria o prazo final, sem possibilidade de estendê-lo. A empresa, no entanto, parece não ter compartilhado publicamente que tipos de punições os apps poderão sofrer caso não cumpram com a determinação.
De toda maneira, é esperado que apps já instalados nos aparelhos não consigam permitir a criação de novas contas. No pior dos casos, a Play Store talvez resolva banir o app da loja até que o software disponibilize a nova funcionalidade.
A regra para os desenvolvedores de aplicativos que precisam reter determinados dados por motivos legítimos não muda. Ainda é necessário divulgar essas práticas de retenção de dados de acordo com a lei de proteção de dados de cada país.
Além do benefício básico de permitir que o usuário delete sua conta de um serviço sem a necessidade de reinstalar o app, a nova regra da loja deve reduzir a contagem de instalações de aplicativos sem que a razão seja a utilização prática do mesmo.