Home
Tecnologia
Google Fotos começa a liberar IA que permite busca avançada na galeria
Tecnologia

Google Fotos começa a liberar IA que permite busca avançada na galeria

publisherLogo
Tecmundo
07/10/2024 14h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16366301/original/open-uri20241007-18-14i0zjx?1728312594
©Google
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google começou a liberar de forma limitada um novo recurso que adiciona inteligência artificial (IA) ao Google Fotos. A novidade se chama Ask Photos e quer melhorar a sua relação com álbuns e galerias de imagens.

Anunciado oficialmente em maio deste ano , o Ask Photos adiciona um chatbot do assistente pessoal Gemini ao aplicativo da empresa. Ao "ler" todos os conteúdos armazenados na sua conta, ele está pronto para conversar com você sobre diversos tópicos relacionados ao serviço.

Por enquanto apenas "alguns usuários" dos Estados Unidos ganharam acesso ao serviço, após entrarem em uma lista de espera dos primeiros testes da função. 

Aos poucos, ela deve ser expandida para mais pessoas e regiões, mas a empresa ainda não forneceu um prazo para isso.

Como funciona o Ask Photos?

Como explica o Google, é possível usar o Ask Photos para pesquisar detalhes específicos de imagens — como a roupa que uma pessoa está usando e até a placa de um carro, por exemplo. 

O recurso ainda pode entregar para você fotos de temas específicos, como uma data comemorativa ou viagem, e até responder questionamentos como "Qual foi o tema de aniversário?" de alguém ou "Quando foi que eu vi Fulano pela última vez?".

Alguns usos da ferramenta de busca para achar fotos por objetos. (Imagem: Google/Divulgação)

No primeiro uso, o serviço ainda pede para você nomear algumas pessoas frequentes nas suas fotografias, para que o reconhecimento facial e os prompts por nome fiquem mais precisos e sejam simplificados.

De acordo com o Google, nenhum dos dados do seu perfil do Google Fotos será usado para anúncios ou consulta por funcionários humanos. Além disso, ela não usa esses conteúdos da bilbioteca para treinar modelos de IA que serão usados por terceiros.

Por enquanto, não há previsão da chegada do Ask Photos no Brasil.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também