Google lança opção de vestidos no provador virtual; veja
Tecmundo
O provador virtual do Google agora tem suporte para vestidos. Parte do Google Shopping, a função permite conferir uma prévia de como uma peça de roupa vai se encaixar no seu corpo.
De acordo com o Google, a função estará incluída direto no app de buscas. Basta pesquisar por uma peça de roupa — neste caso, um vestido — e tocar no botão "Try on" ("Experimente", em tradução livre), para ver como o produto deve ficar em uma das modelos disponíveis.
O Google inaugurou o provador virtual em junho de 2023. A ferramenta usa inteligência artificial generativa para "vestir" o usuário com a peça escolhida, representando recortes, dobras e o estilo da vestimenta.
A ferramenta do Google oferece suporte para uma ampla variedade de tamanhos, indo do XXS ao XXXL. Há suporte para peças das marcas SIMKHAI, Boden, Staud, Sandro e Maje.
Vestidos foram um desafio
Incluir vestidos ao catálogo de roupas do provador virtual não foi tão simples, segundo o Google. Essas peças apresentam composições, recortes e estilos únicos, diferentes de outras categorias mais simples.
Para resolver esse problema, o Google precisou desenvolver uma nova estratégia de treinamento do modelo que começa com imagens em baixa resolução e gradativamente incorpora arquivos mais detalhados.
Outra técnica necessária para possibilitar a experimentação virtual de vestidos foi a VTO-UNet Diffusion Transformer (VTO-UDiT), que ajuda a mesclar as características do corpo do modelo com o recorte do vestido.
Infelizmente para brasileiros, o provador virtual do Google só está disponível para usuários dos Estados Unidos.