Home
Tecnologia
Google pagou R$ 131 bilhões para ser buscador padrão do iPhone e da Samsung
Tecnologia

Google pagou R$ 131 bilhões para ser buscador padrão do iPhone e da Samsung

publisherLogo
Tecmundo
27/10/2023 19h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15843861/original/open-uri20231027-56-1mk2gbk?1698444941
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google gastou um total de US$ 26,3 bilhões em 2021 para ser o mecanismo de busca padrão em celulares, navegadores e outras plataformas. É o que revelam os dados divulgados no início da semana durante o julgamento do caso em que o governo dos Estados Unidos acusa a empresa de violar leis antitruste .

A quantia, equivalente a mais de R$ 131 bilhões pela cotação desta sexta-feira (27), foi paga a diferentes marcas. Porém, a maior parte dela, US$ 18 bilhões (R$ 90 bilhões), teve como destino os cofres da Apple, segundo o The New York Times, para que o buscador mais popular do mundo apareça como padrão no Safari , navegador oficial de iPhones, iPads e Macs.

O Google paga às concorrentes para ser o buscador padrão em seus dispositivos.O Google paga às concorrentes para ser o buscador padrão em seus dispositivos.

Empresas como a Samsung e outras fabricantes de celulares e tablets também receberam para adicionar o Google como motor de busca padrão em seus dispositivos. O dinheiro foi destinado ainda à Mozilla, para o uso do serviço no Firefox , operadoras de telefonia móvel e mais plataformas.

O valor pago pelo Google à Apple para o uso do buscador nos dispositivos da rival sempre foi motivo de muitas especulações, já que as empresas não costumam divulgar informações sobre o acordo comercial. Rumores antigos sugeriam que a quantia variava entre US$ 10 bilhões e US$ 20 bilhões.

As altas quantias gastas pela gigante das buscas em seus acordos de distribuição podem complicar a situação da companhia no tribunal. Para o Departamento de Justiça dos EUA, a quantia revelada agora demonstra que a empresa não mede esforços para acabar com a competitividade, violando as leis antimonopólio do país.

Por sua vez, a big tech justifica o investimento como necessário para se manter em alta enquanto plataformas como ChatGPT e TikTok fazem cada vez mais sucesso, principalmente entre os jovens. Para o chefe de busca do Google, Prabhakar Raghavan, a companhia deve fazer de tudo para permanecer relevante.

Embora o valor destinado pela marca aos acordos com concorrentes possa parecer alta, representa apenas 16% da receita obtida com o buscador e 29% do seu lucro. O julgamento do caso está em andamento e terá mais depoimentos nas próximas semanas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também