Google vai encerrar a função YouTube Stories a partir de junho
Tecmundo
O YouTube decidiu encerrar a ferramenta Stories, que permite compartilhar vídeos que desaparecem após um período de tempo, conforme anúncio feito nesta quinta-feira (25) pelo Google. O recurso ficará disponível apenas até o dia 26 de junho, quando deixará de ser ofertado.
Lançada em 2017 para rivalizar com os stories do Instagram, a funcionalidade é restrita aos canais com mais de 10 mil assinantes. Criadores a utilizam para postar prévias de suas próximas produções, bastidores de gravações ou outros tipos de conteúdos, vídeos que expiram após sete dias no ar.
Em comunicado, a companhia de Mountain View justificou o fim dos stories do YouTube com a opção por priorizar outros recursos da plataforma que ajudam a gerar uma maior conexão entre criadores e fãs. As postagens da comunidade são uma delas, recentemente ampliadas para milhões de pessoas e que oferecem enquetes, questionários e mais ferramentas de engajamento.
Os stories do YouTube não estavam disponíveis para toda a base de usuários.
O Google também mencionou o YouTube Shorts como alternativa para quem ainda usa os stories na busca por seguidores. O formato, cada vez mais popular, “gera muito mais inscritos” do que a funcionalidade que está sendo encerrada, de acordo com a big tech.
O YouTube não é a única plataforma que escolheu abandonar o formato consagrado no Instagram, que por sua vez se inspirou em uma função disponível no Snapchat. A Netflix também seguiu o mesmo caminho, optando por descontinuar o recurso usado para sugerir conteúdos aos assinantes, em vídeos de 30 segundos.
Algo semelhante aconteceu com os stories do LinkedIn , que tinham conteúdos exibidos por no máximo 24 horas, oferecendo aos usuários a possibilidade de compartilhar momentos da sua vida profissional. O Fleets do Twitter , que ficou pouco mais de oito meses disponível, teve destino idêntico.
De acordo com a gigante das buscas, os criadores não conseguirão mais usar os stories do YouTube a partir do dia 26 de junho. Já as produções compartilhadas até a data, utilizando o recurso, vão expirar após sete dias da postagem original.