Home
Tecnologia
Instagram irá sugerir que adolescentes fechem o app durante a noite
Tecnologia

Instagram irá sugerir que adolescentes fechem o app durante a noite

publisherLogo
Tecmundo
18/01/2024 19h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16000041/original/open-uri20240118-56-1dqphq7?1705605603
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Meta, dona do Instagram , anunciou nesta quinta-feira (18) um novo recurso voltado para o público adolescente. A novidade é uma tela com um aviso que sugere uma pausa no consumo da plataforma durante a noite.

"Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite", diz o recado na versão em português do Brasil do aplicativo. Esse alerta já começou a circular oficialmente no serviço.

A tela que adolescentes receberão ao usar o Instagram de noite.A tela que adolescentes receberão ao usar o Instagram de noite.

Na prática, não é todo mundo que verá o aviso: essa notificação aparece para jovens que passarem mais de dez minutos ininterruptos assistindo a vídeos curtos no Reels ou conferindo as mensagens privadas (DMs). Além disso, a tela só aparecerá no período da noite.

Parar de usar o Instagram é apenas uma recomendação e não será obrigatório. Ao deslizar a tela com o dedo para o lado, você pode continuar consumindo os conteúdos em foto e vídeo da rede social.

O alerta do Instagram que encoraja os jovens a deixarem o app de lado durante a noite é uma entre várias novas ferramentas e medidas da Meta para reduzir impactos negativos na saúde mental dos usuários. 

Nos últimos dias, a companhia anunciou vários recursos específicos voltados para crianças e adolescentes. Alguns são válidos tanto para o Instagram quanto para o Facebook, que é uma plataforma da mesma companhia.

Essas novidades incluem esconder publicações de temas sensíveis, como automutilação e distúrbios alimentares. Além disso, serão promovidas alterações nos perfis de adolescentes para que algumas informações pessoais sejam restritas.

Nos últimos anos, estudos já comprovaram que o Instagram tem um efeito negativo na saúde de jovens , inclusive por questões de autoestima durante o consumo prolongado do app.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também