Inteligência artificial é aprovada em prova de Direito Econômico
Tecmundo
Claude, uma inteligência artificial desenvolvida para concorrer com a ChatGPT, foi aprovada em um exame universitário de Direito Econômico. O professor que conduziu a pesquisa ainda afirmou que, apesar do resultado ser o mínimo para aprovação, as respostas foram melhores que de muitos alunos reais.
A IA custeada por Sam Bankman-Fried, criador da criptomoeda FTX, participou de um experimento inusitado. O professor e pesquisador Alex Tabarrok, da Universidade George Mason (estado da Virginia), treinou e utilizou Claude para realizar uma prova sobre leis econômicas e resultado foi surpreendente.
Forte concorrência à ChatGPT
A prova passou por uma correção cega, onde os avaliadores desconhecem a identidade de cada candidato, e atingiu nota suficiente para aprovação. Segundo Tabarrok, o desempenho de Claude já pode ser considerado um avanço em relação à ChatGPT, IA de código aberto com linguagem GPT-3.
AI Claude Passes Law and Economics Exam https://t.co/TAfZCAfzXr
— Marginal Revolution (@MargRev) January 19, 2023
O maior problema das respostas de Claude, é que se tratavam majoritariamente de caráter opinativo, sem aplicação de muito raciocínio ou embasamento econômico. Contudo, seu resultado ainda foi melhor que de muitos alunos reais. A melhor resposta redigida pela IA foi postada no blog Marginal Revolution, gerenciado por Tabarrok e pelo economista Tyler Cowen.