Já ouviu falar em Creator Economy?
Tecmundo
A creator economy pode ser percebida como uma tendência de indivíduos que usam ferramentas e plataformas digitais para criar e monetizar conteúdo - que pode variar de vídeos, podcasts, blogs, postagens em redes sociais e muito mais.
Segundo dados de 2021 levantados pela CB Insights, o Brasil teve um dos maiores crescimentos anuais (171%) em novos creators entrando no mercado, e levantamento feito pela Influencer Marketing Hub mostra que a Creator Economy em 2022 passou de $104 bilhões de dólares em valor.
É uma forma de gerar renda em que os creators podem ganhar dinheiro sendo autônomos e trabalhar de acordo com seus próprios termos, que significa que não precisam mais depender da mídia tradicional ou um trabalho formal para mostrar seu conteúdo ou esperar ser contratado por uma agência ou empresa.
Ganhando popularidade com o surgimento de várias novas plataformas, está diretamente relacionada com a tecnologia, porque os creators conseguem alcançar milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes somente pelo celular.
Muitos deles começaram, inclusive, a construir sua própria marca, conquistando seguidores leais e, com isso, monetizando e diversificando seu conteúdo de várias maneiras, como parcerias com marcas , marketing de afiliados, vendas de mercadorias e até financiamento coletivo.
Podemos categorizar as principais tecnologias que permitem que a economia dos criadores funcione da seguinte maneira:
É muito importante que as marcas entendam de que maneira essa nova economia criativa pode ajudar a se posicionarem e quais recursos estão disponíveis para tirarem o melhor proveito - por exemplo, segundo estudo do Tiktok no fim de 2021, músicas que entram nos trends na plataforma, têm mais chances de figurar na Billboard 100 ou no Spotify Viral 50.
Os maiores benefícios de utilizar esse novo ecossistema são acesso a uma rede grande de criadores de conteúdos autênticos e engajados, custos menores na hora de expandir a presença online, acesso a insights do público pelo retorno de comentários e interações e diversidade na representação, já que o nicho escolhido é muito particular e existem creators de todo tipo.
Alguns cuidados também podem ser observados para aproveitar o máximo de uma ação de marketing com influenciadores.
Antes de iniciar sua campanha de marketing, é essencial definir bem quem é seu público-alvo e quais creators serão capazes de alcançá-los. Além disso, você também deve pensar em quais canais os creators atuam (por exemplo, Instagram, TikTok, YouTube) e como usar esses canais para alcançar seu público.
Uma campanha de marketing bem-sucedida envolve criatividade. Os creators são freelancers criativos e destacam-se por sua originalidade, por isso, é fundamental que você pense em como abordá-los e como fazer com que seu público-alvo chame atenção. É importante ter uma ideia original para sua campanha que possa ser adaptada pelo creator em seus conteúdos.
Os creators são influenciadores com forte presença digital nas redes sociais, além de terem uma base fiel de seguidores, muitos dos quais já confiam nas recomendações de quem acompanham. Portanto, é importante estabelecer uma parceria mutuamente benéfica e estruturada, na qual sejam especificados os resultados esperados, prazos, pagamento, bem como os objetivos da campanha, para que todos fiquem alinhados.
Após estabelecer seus objetivos e parceria com os creators, promova sua campanha em seus próprios canais, como site, blog e redes sociais. Além disso, planeje uma divulgação estratégica para que sua campanha atinja o público certo e atraia a atenção dos seguidores do creator.
Depois do término da campanha, analise e avalie o desempenho da mesma, identificando pontos positivos e negativos. Considere o público envolvido, o número de seguidores impactados e a interação com os seguidores, de forma a entender melhor como melhorar os resultados na próxima campanha de marketing.
Ainda existe muito para se explorar dentro da creator economy. A pandemia promoveu o cenário, a geração Z está dominando e mudando as redes e a forma de se relacionar com as marcas e cada vez mais empresas estão surgindo com novas propostas voltadas para esses creators - como a Orelo, para podcasts, o Canva, para edição de imagens e criação de conteúdo e o Apoia-se, para financiamento coletivo.
O que vale mesmo nesse ecossistema para as marcas é se reinventar, criar conexões verdadeiras e novas estratégias de marketing focadas.