Home
Tecnologia
Java: 6 cursos para quem deseja aprender a linguagem
Tecnologia

Java: 6 cursos para quem deseja aprender a linguagem

publisherLogo
Tecmundo
09/10/2022 14h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15239048/original/open-uri20221009-18-u2hikp?1665326052
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Java é uma das linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas atualmente. Segundo o ranking de popularidade do Tiobe, a tecnologia esteve entre as mais usadas nas últimas décadas — junto a Python —, e deve se manter assim nos próximos anos.

Os profissionais que dominam essa linguagem de programação são muito valorizados no mercado de trabalho. Por conta disso, as oportunidades para desenvolvedores Java podem render salários que variam entre R$ 6 mil e R$ 12 mil.

Quer aprender essa tecnologia, mas não sabe por onde começar? Não sabe a diferença entre Java, JavaScript e outras linguagens de programação? Então confere a seleção de cursos a seguir para iniciar — ou aperfeiçoar — seu aprendizado.

O que é Java?

Essa linguagem de programação pode ser usada para criar praticamente qualquer coisa no mundo virtual.Essa linguagem de programação pode ser usada para criar, praticamente, qualquer coisa no mundo virtual.Fonte:  Java 

Como já foi dito, Java é uma linguagem de programação. Ela foi criada na década de 90 por James Gosling e sua equipe de programadores, na Sun Microsystems. Em 2008, a tecnologia foi comprada pela Oracle Corporation, mas seu uso é gratuito para a codificação e o desenvolvimento de softwares.

Para que serve Java?

Essa linguagem de programação é uma das poucas que pode ser usada para construir praticamente qualquer coisa no universo digital. Por ser gratuita e muito versátil, a tecnologia está amplamente presente em diversos segmentos, mas destaca-se nos seguintes:

  • Desenvolvimento de softwares: diversos programas dos mais variados tipos foram criados usando Java. Um exemplo atual são os aplicativos para Android, os quais muitos deles foram desenvolvidos com essa tecnologia.
  • Desenvolvimento de jogos: além de games para dispositivos móveis, muitos outros jogos (para computadores e video games) também foram criados em Java. Minecraft é um dos melhores exemplos que poderíamos dar.
  • Inteligência artificial (IA): a estabilidade e a velocidade da linguagem de programação fazem que a tecnologia seja perfeita para a criação de soluções em IA. A extensa biblioteca de machine learning é outro aspecto positivo.
  • Computação em nuvem: por ter a capacidade de rodar em praticamente qualquer lugar, muitas soluções de computação em nuvem escolhem desenvolver seus programas em Java.
  • Big data: trabalhar no processamento complexo de grandes quantidades de dados não é um problema para essa tecnologia.

Onde aprender Java?

Existe uma grande variedade de cursos gratuitos de programação Java disponíveis na internet. A seguir, separamos seis opções para você considerar no seu aprendizado, seja você um iniciante, seja um programador que quer se especializar nessa tecnologia.

Alura

A Alura oferece uma plataforma com diversas formações em tecnologia.Alura oferece uma plataforma com diversas formações em tecnologia.Fonte:  Alura 

O curso de formação Java da Alura contém 76 horas de conteúdo e faz parte da ampla variedade de formações disponibilizadas pela plataforma. A empresa é bastante conceituada no universo da tecnologia, tendo ajudado milhares de alunos a se especializarem em diversos setores, incluindo a área de desenvolvimento.

Além de programação, a Alura também oferece formações em UX & Design, Mobile, Gestão e Inovação, Data Science e muito mais.

Udemy

O curso de Java na Udemy é uma formação completa para iniciantes.O curso de Java na Udemy é uma formação completa para iniciantes.Fonte:  Udemy 

A Udemy é uma das maiores plataformas de ensino online no mundo e oferece um curso completo de Java. A formação conta com mais de 100 mil alunos e é atualizada constantemente.

Além de aprender a dominar a linguagem, os alunos também desenvolvem seus próprios projetos durante a aprendizagem.

Learncafe

Iniciantes vão se sentir confortáveis ao aprenderem na plataforma da Learncafe.Iniciantes vão se sentir confortáveis ao aprenderem na plataforma da Learncafe.Fonte:  Learncafe 

Para quem está iniciando o aprendizado em Java e quer começar de forma leve, o curso básico de Java da Learncafe é uma excelente opção.

A formação é uma introdução de 3 horas para essa tecnologia, totalmente gratuita e que não exige conhecimentos prévios. Há opções para quem quiser continuar o aprendizado na plataforma.

DEVMEDIA

Esta é uma opção de formação indicada para todos os níveis.Esta é uma opção de formação indicada para todos os níveis.Fonte:  DEVMEDIA 

O curso de Java da DEVMEDIA é um dos mais populares para quem está iniciando na área. A formação contempla conhecimentos básicos, mas também aborda temas avançados e complexos que os alunos podem aprender a dominar.

A empresa é outra que conta com uma forte atuação no ensino, muito conceituada e indicada para todos os níveis.

Coursera

Essa formação oferecida pelo ITA é para estudantes com conhecimento intermediário.Essa formação oferecida pelo ITA é para estudantes com conhecimento intermediário.Fonte:  Coursera 

A Coursera é outra plataforma de cursos online relevante e disponibiliza formações em Java oferecidas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Essa opção, entretanto, é para aqueles que já têm conhecimento prévio na tecnologia e, portanto, que já conseguem programar usando a linguagem.

Oracle

Este curso é oferecido pela própria Oracle para quem quer aprender Java.Esse curso é oferecido pela própria Oracle para quem quer aprender Java.Fonte:  EuCapacito 

Que tal um curso de Java oferecido pela própria Oracle, empresa que detém os direitos da tecnologia? Essa formação da plataforma EuCapacito apresenta os fundamentos dessa tecnologia em uma carga horária de 6 horas totais.

Trata-se de uma boa introdução ao tema para quem quer iniciar seus estudos. É uma ótima oportunidade para acrescentar no currículo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também