Home
Tecnologia
Koo: conheça a rede social rival do Twitter e veja como usar
Tecnologia

Koo: conheça a rede social rival do Twitter e veja como usar

publisherLogo
Tecmundo
18/11/2022 18h57
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15301449/original/open-uri20221118-18-zf2ne8?1668798133
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Algumas semanas após Elon Musk realizar a compra do Twitter, milhares de usuários reclamam das mudanças excêntricas que o bilionário está aplicando na rede social. Não é à toa que, nesta sexta-feira (18), um grupo de usuários do Twitter iniciou uma campanha de migração para outra rede social de microblog, o Koo — o nome é exatamente esse, sem nenhuma maldade envolvida.

Aparentemente, não são apenas os usuários do Twitter que estão insatisfeitos com a gerência de Elon Musk, já que centenas de funcionários deixaram a empresa após as recentes declarações do bilionário. Inclusive, ele não ligou muito e até ironizou sobre a saída dos funcionários em uma mensagem em seu perfil no Twitter.

O que é o Koo?

O Koo foi desenvolvido na Índia e está prestes a ultrapassar o Twitter no país. Inclusive, o cofundador do aplicativo, Mayank Bidawatka, acredita que a marca conquistará uma base de 25 milhões de usuários ainda em 2022 somente por lá. A rede social já está disponível em 10 idiomas, incluindo o inglês e outras 22 derivações da língua indiana, e soma um total de 50 milhões de downloads, segundo o site oficial.

"O Sudeste Asiático é empolgante por causa da grande população e da subpenetração das plataformas existentes. Isso está definitivamente nas cartas. O inglês é falado por apenas 20% do mundo - 80% do mundo não fala inglês... Todo esse mercado está aberto para nós", disse Bidawatka.

O Koo é mais uma das opções de microblogging, como o Twitter, Gettr, Truth Social, Parler e Mastodon. O Koo é mais uma das opções de microblogging, como o Twitter, Gettr, Truth Social, Parler e Mastodon. Fonte:  Koo 

De acordo com informações da BBC, diversas celebridades e políticos indianos da extrema-direita já migraram para a nova rede social. Inclusive, pouco menos de três anos após o lançamento, o Koo já está sendo acusado de amplificar discursos de ódio contra a população muçulmana e promover propagandas do governo.

Vale trocar o Twitter pelo Koo?

A realidade é que não parecem existir muitas diferenças entre os aplicativos, já que em ambos oferecem feed cronológico, trending topics, menções, mensagens privadas e, claro, o compartilhamento de mensagens em até 400 caracteres. Entre alguns diferenciais, podemos citar a possibilidade de publicar múltiplas fotos de perfil e a criação de mensagens em diferentes idiomas em simultâneo.

 

Além do sucesso na Índia, a rede social deslanchou na Nigéria, logo após a suspensão do Twitter no país. Atualmente, é estimado que o Koo tenha cerca de 50 milhões de usuários ativos em todo o mundo e, com as recentes reclamações a rede de Elon Musk, os números devem aumentar mais nas próximas semanas — a expectativa é que sejam mais de 100 milhões de usuários até o fim do ano.

Ainda segundo o cofundador, o objetivo inicial era lançar a plataforma para conquistar indianos que não falam inglês, mas a empresa já está conseguindo conquistar usuários que usam o inglês e outros idiomas. Contudo, muitas pessoas veem a nova rede social como uma alternativa que busca pela liberdade de expressão, como a plataforma de streaming de vídeos Rumble — o concorrente do YouTube também está repleto de usuários da extrema-direita.

Respondam esse tweet com o Koo de vocês pra eu entrar!https://t.co/y3wTLOOMjh pic.twitter.com/7G09exboU5

— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) November 18, 2022

"Ele tem mais de 50 milhões de downloads e é ativamente aproveitado por mais de 7.500 personalidades eminentes da política, esportes, mídia, entretenimento, espiritualidade, arte e cultura para se conectar com seus seguidores em vários idiomas. O Koo é usado em mais de 100 países em seu app e plataforma web", foi detalhado no site oficial do aplicativo.

Como entrar no Koo?

  • Para começar, acesse a Google Play Store ou App Store e faça o download do aplicativo, ou use diretamente no site oficial ;
  • Escolha o idioma inglês, pois ainda não há versão em português;
  • Insira um e-mail, telefone ou faça login com sua conta do Google;
  • Preencha a página de cadastro e pronto;
  • Agora, o Koo vai criar automaticamente um nome de usuário para sua conta — é possível alterá-lo posteriormente;
  • Por último, basta preencher as informações do seu perfil, como biografia, nome de usuário e foto de perfil;
  • E se você desejar usar o Koo no PC, é só realizar login no site oficial.

Após criar seu perfil, você pode começar a usar normalmente a rede social, seja para publicar pequenas mensagens ou para interagir com pessoas. Ainda não existe previsão de lançamento de uma versão do Koo em português do Brasil.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também