LG Rollable: celular cancelado com tela expansível surge em vídeo
Tecmundo
Um youtuber da Coreia do Sul conhecido como Bulls Lab teve acesso a um smartphone que foi cancelado pouco antes do lançamento: o LG Rollable, celular da LG que tem como principal atrativo a tela expansível que faz o display aumentar de tamanho após um comando.
Após conseguir um dispositivo emprestado de um fã, o youtuber fez uma análise tardia do produto. Segundo Bulls Lab, o aparelho é bastante interessante e seria bem avaliado caso tivesse saído, em especial pelo mecanismo de expansão do display que é de fato impressionante.
A tela OLED do produto tem originalmente 6,8", mas é expandida a partir de um mecanismo de trilho motorizado para 7,4" — ativado com um comando na tela ou acionada por um menu. Além disso, há um display secundário na traseira com widgets e atalhos.
O dispositivo adota o USB-C em uma entrada lateral e não tem botões físicos, com o volume ajustado por um mecanismo capacitivo e sensível ao toque.
Um modelo interessante
Entretanto, o especialista detectou alguns problemas no painel, em especial pontos de reflexo e pequenas rugas na película — pontos que não atrapalham a experiência completa, mas são notáveis e lembram críticas da primeira geração de smartphones dobráveis.
Em termos de especificações técnicas, o aparelho apresenta um processador Snapdragon 888, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, além de uma bateria de 4.500 mAh.
As câmeras são um pouco mais simples que aparelhos top de linha: ele traz sensores traseiros de 64 MP e 12 MP, além de uma câmera frontal "escondida" de 2,8 MP.
A tela expandida e no tamanho normal.Fonte: Bulls Lab/YouTube
Como aponta o site Android Authority, o dispositivo é também um pouco espesso e pesado demais: 285 g, um pouco a mais do que os 263 g do Samsung Galaxy Z Fold 4.
Ficou no "quase"
O LG Rollable estava programado para sair em 2021 e até foi mostrado rapidamente em uma conferência da marca, mas a LG abandonou o mercado de dispositivos móveis em abril do ano passado.
Modelos finalizados e cancelados, como este e o LG Velvet 2 Pro, foram vendidos para funcionários da empresa. A Oppo é outra fabricante que também já experimentou com a tecnologia, mas ainda sem lançar um modelo comercial.