Home
Tecnologia
Mega Drive ganha versão portátil que roda cartuchos originais
Tecnologia

Mega Drive ganha versão portátil que roda cartuchos originais

publisherLogo
Tecmundo
10/01/2024 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15984787/original/open-uri20240110-18-1o1ud2j?1704913302
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Hyperkin revelou nesta terça-feira (09) o Mega 95, um novo console portátil projetado para reproduzir cartuchos originais do Sega Genesis (ou Mega Drive). Equipado com uma tela de cinco polegadas, o dispositivo permite alternar entre os modos 4:3 e 16:9, oferecendo uma experiência de jogo nostálgica. Além disso, sua bateria promete durar até 10 horas por carga.

O protótipo é uma versão portátil do console MegaRetroN HD da Hyperkin, lançado em 2018. O aparelho usa uma abordagem de emulação de hardware com a qualidade de um sistema premium baseado em FPGA usado no Mega Sg, lançado pela Analogue em 2019 para rodar jogos de Sega Genesis, Master System, Game Gear e SG-1000.

Console poderá ser um possível sucessor do Sega Nomad, lançado em 1995.Console poderá ser um possível sucessor do Sega Nomad, lançado em 1995.

Apesar da empresa não ter dado detalhes sobre como o novo console rodará títulos clássicos da Sega, já sabemos que a Hyperkin também disponibiliza um dock USB-C opcional, que permite conectar o Mega 95 em TVs e monitores, e inclui portas para conectar controles adicionais.

O preço e a data de lançamento do Mega 95 ainda não foram divulgados. Em comparação, o dispositivo portátil de emulação Super NES da Hyperkin atualmente está à venda por U$ 119,99 (cerca de R$ 600 reais na atual cotação). 

Podemos esperar que ele chegue ao Brasil sendo uma opção acessível com um preço menor do que versões do Nintendo Switch Lite, por exemplo, oferecido atualmente pelo valor de R$ 1.300 reais.

Em novembro de 2023, o portátil recebeu cores clássicas do Game Boy Advance e do GBP.Em novembro de 2023, o portátil recebeu cores clássicas do Game Boy Advance e do GBP.

O Mega 95 ainda poderá ser concorrente com o Analogue Pocket, dispositivo que consegue reproduzir cartuchos de Game Boy e GBA nativamente, além de emular jogos do Super Nintendo. Lançado originalmente em 2021, o Pocket já recebeu uma versão limitada e ainda não chegou em território brasileiro, mas pode ser importado para o país.

Em dezembro de 2023, a Sega anunciou no The Game Awards de que está trabalhando em novas versões de seus clássicos.Em dezembro de 2023, a Sega anunciou no The Game Awards de que está trabalhando em novas versões de seus clássicos.

Ao longo da história dos videogames, a Sega marcou presença com consoles como o já citado Sega Genesis, lançado em 1988. Conhecido por aqui como Mega Drive, o aparelho se destacou por introduzir o processador gráfico Yamaha YM2612, com gráficos mais avançados e uma trilha sonora impressionante. 

Confira também nosso vídeo especial de 35 anos do Mega Drive:


Além disso, a Sega lançou o Sega CD como um periférico para o Genesis, permitindo jogos em CD-ROM e dando um pontapé em uma nova era na indústria. Outro console significativo da empresa foi o Sega Dreamcast, lançado em 1998.

O Dreamcast foi pioneiro ao incluir um modem para jogos online, algo revolucionário na época. Apesar de trazer títulos como "Sonic Adventure" e "Shenmue", o aparelho foi descontinuado em 2001. No entanto, sua marca é lembrada até hoje.

Bateu nostalgia lendo essa notícia? É fã de jogos da Sega e quer mais novidades como esta? Conte nos comentários e continue acompanhando o Voxel!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também