Home
Tecnologia
Mês de outubro terá duas chuvas de meteoros; saiba como acompanhar
Tecnologia

Mês de outubro terá duas chuvas de meteoros; saiba como acompanhar

publisherLogo
Tecmundo
30/09/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15226958/original/open-uri20220930-19-10ng3qk?1664571900
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O mês de outubro está chegando, e com ele um novo ciclo de evento astronômicos se prepara para enfeitar céu noturno da Terra!

Amantes da astronomia, dos mais iniciantes aos mais experientes, terão excelentes motivos para tirar a poeira do telescópio ou do binóculo e deixá-los prontos para observação celeste!

Os destaques astronômicos de outubro são marcados por duas chuvas de meteoros: as chuvas de meteoros Dracônidas e Oriônidas.

A chuva de meteoros Dracônidas é mais sutil e menos impressionante que a sua sucessora no mês, podendo ser um pouco difícil de ser observada. A chuva produz apenas cerca de 10 meteoros por hora e é produzida por grãos de poeira deixados para trás pelo cometa 21P Giacobini-Zinner, que foi descoberto pela primeira vez em 1900. 

Essa chuva ocorre anualmente entre os dias 6 e 10 de outubro e neste ano atingirá o pico na noite do dia 7. Os meteoros serão irradiados da constelação de Draco, o Dragão, do Hemisfério Norte, mas eles poderão aparecer em qualquer lugar do céu e podem ficar no campo de observação do céu em qualquer ponto do Brasil.

A chuva de meteoros Oriônidas, por sua vez, será um evento de maior porte e dará um espetáculo notável. Ela é uma chuva de meteoros média e é originada pelos detritos deixados pelo famoso cometa Halley, que é conhecido e observado desde os tempos antigos.

Chuva de meteoros Oriônidas no céu da Mongólia.Chuva de meteoros Oriônidas no céu da Mongólia.

A chuva ocorre anualmente de 2 de outubro a 7 de novembro e este ano irá atingir seu pico de atividade máxima entre a noite de noite de 21 de outubro e as primeiras horas da manhã de 22 de outubro, produzindo até 20 meteoros por hora. Nessa noite, a lua crescente deixará os céus mais escuros, garantindo um bom show, principalmente após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Órion, mas poderão aparecer em qualquer lugar do céu.

O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!

02/10: Lua em Quarto Crescente

05/10: Conjunção entre Saturno e Lua

07/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Dracônidas

08/10: Conjunção entre Júpiter e Lua

08/10: Mercúrio em máxima elongação

09/10: Lua Cheia

15/10: Conjunção entre Marte e Lua

17/10: Lua em Quarto Minguante

21 e 22/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Oriônidas

24/10: Conjunção entre Mercúrio e Lua

25/10: Lua Nova

25/10: Eclipse parcial do Sol (não visível do Brasil)

25/10: Conjunção entre Vênus e Lua

Céus limpos e boas observações!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também