Meta registra prejuízo recorde em setor de realidade virtual
Tecmundo
A Meta perdeu US$ 4,97 bilhões na manutenção do Reality Labs, setor responsável por pesquisa e desenvolvimento de realidade virtual da empresa. A informação foi revelada no relatório financeiro do último trimestre da Meta divulgado nesta quarta-feira (29).
O Meta Reality Labs registra prejuízos há anos, destaca um gráfico divulgado pela CNBC. Nos períodos de 2024, todos os trimestres foram de perdas bilionárias, sendo o último o maior deles. São mais de US$ 60 bilhões gastos desde 2020.
O setor de realidade mista da Meta é responsável por toda a pesquisa e desenvolvimento de hardware e software da empresa, incluindo a família de dispositivos Quest e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta Smart Glasses.
Um dos lançamentos mais recentes da Meta foi o headset de realidade virtual Quest 3S. O modelo é voltado para entretenimento doméstico, custando apenas US$ 299 (R$ 1.765, em conversão direta da Wise) — bem mais barato do que o Apple Vision Pro, por exemplo.
Meta ainda lucra — e muito
Ainda que o desenvolvimento de VR e RA da Meta não estejam em seu melhor momento financeiro, a Meta registrou aumento significativo em receita e lucros líquidos. No quarto trimestre financeiro, a empresa totalizou US$ 48,39 bilhões em receita e US$ 20,8 bilhões em lucro líquido — 21% e 43% superiores ao mesmo período do ano passado, respectivamente.
Para a Meta, o assunto do momento é o desenvolvimento de inteligência artificial. O CEO da gigante, Mark Zuckerberg, anunciou o investimento de US$ 60 bilhões na área, valor majoritariamente destinado a projetos de infraestrutura. Na reunião com investidores, o executivo reforçou que o sucesso do concorrente chinês, DeepSeek, também não é motivo de preocupação.
O mercado de realidade virtual e aumentada está em um bom momento, considerando a competitividade no setor. Além da Meta, a Apple também compete no segmento e a Samsung apresentou recentemente o Project Moohan, seu próprio headset de realidade mista que roda o Android XR.