Home
Tecnologia
Mito ou verdade: usar a aba anônima garante navegação 100% privada?
Tecnologia

Mito ou verdade: usar a aba anônima garante navegação 100% privada?

publisherLogo
Tecmundo
04/10/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15805539/original/open-uri20231004-18-sukh34?1696460538
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Muitas pessoas optam por utilizar o modo anônimo do navegador para diferentes ações, seja na busca por informações que não estejam guardadas nos cookies ou simplesmente para 'esconder' seus rastros online. É um recurso bastante popular, por isso, está disponível em todos os principais browsers da atualidade, como Chrome, Firefox, Opera e Microsoft Edge.

Se você estiver utilizando o modo incógnito em um computador do trabalho ou de uma instituição de ensino, saiba que o técnico de TI poderá ter acesso a sua atividade. Além disso, os sites acessados também registram boa parte das informações durante a navegação, como links clicados, buscas, entre outros dados.

Idealmente, a opção é utilizada para proteger informações que você acessou, vídeos que assistiu, compras que fez em e-commerce , entre outras ações.  Mas repetindo, apenas contra as outras pessoas que utilizam aquele computador. Então, por exemplo, ao acessar o Facebook, a rede social guardará todos os dados durante o seu acesso.

O modo anônimo também não oferece nenhuma proteção contra golpes e arquivos maliciosos, pois ele não foi projetado para funcionar como um antivírus. Ou seja, se algum tipo de spyware estiver instalado em sua máquina, o criminoso responsável pelo arquivo malicioso poderá acessar as suas informações de qualquer forma.

“O modo anônimo também não impede o roubo de dados pessoais ou financeiros nas operações online no modo anônimo. Os mesmos riscos de golpes e fraudes digitais que o usuário corre na navegação normal , segue correndo na navegação anônima. Portanto, tenha sempre atenção redobrada e conduta preventiva para saber quais dados, para quem e com que finalidade. Na dúvida, não acesse, não clique e não cadastre”, o SERASA explica em uma publicação oficial.

Caso você esteja buscando esconder as suas informações digitais para uma navegação segura, a utilização de um VPN pode ser a melhor dica. Os serviços de VPN podem alterar a localização do seu IP e dificultar o rastreamento. Mas se você deseja ficar mais seguro contra arquivos maliciosos e alguns golpes, a sugestão é a instalação de um bom antivírus.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também