Home
Tecnologia
Não curtiu? Saiba se é possível desativar a Meta AI do WhatsApp
Tecnologia

Não curtiu? Saiba se é possível desativar a Meta AI do WhatsApp

publisherLogo
Tecmundo
24/10/2024 18h55
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16380448/original/open-uri20241024-18-10915nj?1729796363
©Meta/Divulgação
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após ser lançada em vários países, a Meta AI chegou aos aplicativos da gigante da tecnologia no Brasil, no último dia 9, e já está disponível para uma grande quantidade de usuários. Uma das plataformas que recebeu a inteligência artificial generativa foi o WhatsApp.

Rival de chatbots inteligentes como Gemini, ChatGPT e Copilot, a nova IA da Meta aparece como um assistente virtual integrado ao app de mensagens. De acordo com a empresa, a ideia é possibilitar a realização de pesquisas e outras tarefas sem sair do mensageiro.

A Meta AI pode gerar fotos a partir de textos. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)A Meta AI pode gerar fotos a partir de textos. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Alimentada pelo modelo de linguagem Llama 3.2, a Meta AI está disponível por meio de um ícone nas cores azul e roxa que aparece na tela inicial do app, inclusive na versão para desktop — como o lançamento é gradual, nem todos receberam a atualização de imediato. Basta pressioná-lo e concordar com os termos de uso.

Em seguida, será aberta uma nova tela de bate-papo, onde a conversa com o bot acontecerá. A tecnologia também pode ser acessada na barra de pesquisa e em qualquer chat no WhatsApp, digitando o comando “@MetaAI”.

O que a Meta AI faz?

A IA generativa tem várias capacidades. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)A IA generativa tem várias capacidades. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

A nova inteligência artificial integrada ao WhatsApp pode ser usada para diversas tarefas, como pesquisas na web. Você pode perguntar a ela sobre algo que tem curiosidade, pedir recomendações de viagens para as férias, dicas de receitas, notícias atualizadas, explicações sobre conceitos etc.

O bot também é capaz de fazer revisões ortográficas, reescrever textos seguindo estilos diferentes e traduções em diversos idiomas. Neste último caso, o usuário pode fotografar um cardápio em inglês e solicitar à IA que traduza para o português.

Como ela consegue analisar imagens, você também pode pedir à Meta AI que apresente recomendações de cuidados para uma planta fotografada, por exemplo. Ainda nas fotos, a tecnologia adiciona, remove e altera pessoas e objetos nelas e possui a capacidade de criar imagens a partir de descrições textuais.

É possível desativar a Meta AI do WhatsApp?

É possível limitar a presença do bot no mensageiro, mas não removê-lo por completo.É possível limitar a presença do bot no mensageiro, mas não removê-lo por completo. Fonte: Carlos Palmeira/TecMundo 

Apesar da praticidade, a Meta AI pode não agradar a todos. Algumas pessoas citam preocupações em relação à privacidade, incômodo com a presença de mais um ícone no mensageiro ou simplesmente não querem usar a ferramenta por outros motivos.

Está entre as pessoas que não têm interesse no recurso? É importante saber que, no momento, não é possível desativar a Meta AI do WhatsApp nem dos demais apps da gigante da tecnologia, como Facebook, Messenger e Instagram, porém há algumas maneiras de limitar a presença do bot no aplicativo.

Alternativas para limitar a Meta IA no WhatsApp

A Meta AI também está no app do WhatsApp para PC.A Meta AI também está no app do WhatsApp para PC. Fonte: Carlos Palmeira/TecMundo 

Uma maneira bem simples de “remover” a Meta AI do WhatsApp é arquivar ou excluir o bate-papo com o chatbot, assim como acontece com qualquer conversa na plataforma. Faça o seguinte:

Também dá para ocultar o ícone da tecnologia no app, desativando a opção “Mostrar botão Meta AI” no menu “Conversas”, dentro das configurações do mensageiro. Esta última opção pode não estar disponível para todos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também