O que a Física descobriu em 2023?
Tecmundo
Quando pensamos em descobertas da Física, normalmente pensamos em Isaac Newton, que viveu no século 17, ou em Albert Einstein , cujas principais contribuições para a Física se deram no começo do século passado. Entretanto, a Física (assim como todas as Ciências) é um campo do conhecimento que nunca estará completo.
Nos pouquíssimos artigos que tentam negar essa realidade, são facilmente encontradas diversas falhas de método e análise. Esse pode ser só mais um texto que diz que precisamos mudar totalmente nossos hábitos de consumo para que nossa própria sobrevivência seja possível no único planeta que temos.
Entretanto, para que isso não sejam somente palavras que anunciam algo inevitável, precisamos entender quanto antes a gravidade do que está sendo dito pelos cientistas. O esforço individual como reciclagem e economia de recursos é louvável, porém muito pequeno para realmente causar uma mudança nesse cenário.
É preciso uma mudança completa em nosso modelo de existência. A sociedade atual voltada somente para o consumo nos mostrou que sua consequência é tornar o planeta em que vivemos cada vez, mais inabitável.
Por fim, é preciso que isso esteja dissociado não da política (que é impossível), mas da polarização política em que estamos inseridos para conseguirmos celebrar, em muitos mais anos por vir, os constantes avanços do conhecimento humano como motivo de esperança.