Oscar 2023: Pantera Negra 2 e Batman deveriam ter mais espaço?
Tecmundo
Apesar de englobar boa parte dos filmes já aguardados pelo público, a lista de indicados ao Oscar 2023 não agradou a todos. Isso porque muitos títulos bem avaliados e celebrados em 2022 não conseguiram sequer uma indicação para um das categorias do evento, enquanto outros alcançaram pouquíssimas nomeações. É o caso, por exemplo, de The Batman e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
The Batman, dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson e Zoë Kravitz, foi um dos filmes mais badalados do ano passado e representou um dos maiores sucessos da DC e do mundo dos super-heróis no cinema. Ao todo, o longa do Homem-Morcego angariou US$ 770 milhões em bilheteria ao redor do mundo, de acordo com o site Box Office Mojo.
The Batman agradou muito os fãs do herói da DC, mas nem tanto o Oscar, que colocou o filme apenas em categorias técnicas em 2023.
Para completar, a produção ganhou uma nota de 7,8 no site IMDb, com base em 661 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, site que também agrega notas de filmes online, a alta aprovação também foi forte. Cerca de 85% dos críticos e 87% da audiência aprovaram o filme da DC, que foi muito elogiado por sua narrativa noir, reunindo elementos investigativos e sombrios.
Mesmo com tudo isso, The Batman ganhou apenas 3 indicações ao Oscar 2023, todas em categorias técnicas. São elas: Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem e Penteado. O que deixou os fãs do herói bem chateados, já que eles achavam que o filme merecia, pelo menos, entrar nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Fotografia, por exemplo.
Algo similar aconteceu com o filme Pantera Negra 2, sequência direta do filme solo do personagem da Marvel, lançado em 2018. Apesar dos reviews positivos e da bilheteria surpreendente, a obra teve apenas 5 indicações ao Oscar 2023. Para você ter uma noção, Wakanda Para Sempre tem uma nota de 7,2 no IMDb, e uma aprovação de 84% dos críticos e de 94% do público no Rotten Tomatoes. No geral, o filme teve uma bilheteria mundial de US$ 840 milhões.
No Oscar 2023, Pantera Negra 2 recebeu as seguintes indicações: Melhor Atriz Coadjuvante, para Angela Bassett; Melhor Figurino, para Ruth R. Carter; Melhor Canção Original, para Tems, Ludwig Göransson, Rihanna e Ryan Coogler; Melhor Maquiagem e Penteado, para Camille Friend e Joel Harlow; e Melhores Efeitos Visuais, para Geoffrey Baumann, Craig Hammack, Hanzhi Tang e Dan Sudick.
Contudo, os fãs do título da Marvel não curtiram muito o fato de o filme não ter entrado, por exemplo, na categoria principal da festa, que é a de Melhor Filme. Algo que o primeiro longa do Pantera Negra conseguiu, em 2018, fazendo história ao ser a primeira produção de super-heróis a conquistar a nomeação.
Mas por que, afinal, filmes de heróis costumam ser esnobados no Oscar, especialmente nas categorias principais?
Não há uma explicação clara e definida sobre o porquê de a Academia responsável pelo Oscar priorizar determinados filmes em detrimento de outros. O fato, todavia, é que existem alguns gêneros que, historicamente, são esnobados pela premiação. É o caso de produções de terror e de super-heróis, por exemplo, que são convidados muito raramente para "participar" do evento.
Para que isso fique ainda mais claro: em 94 anos de existência do Oscar, apenas 18 filmes de terror foram lembrados pela cerimônia cinematográfica. Dentre essas obras, apenas uma venceu a categoria de Melhor Filme, que foi O Silêncio dos Inocentes (1991).
No caso dos filmes de super-heróis, foram 27 aparições durante esse mesmo tempo (sem contar animações, apenas filmes em live-action), como aponta uma lista realizada pelo site Insider. Desses 27 indicados, apenas 9 venceram, como revela uma matéria do Cinema Blend. Um número bem baixo, se pararmos para pensar que o gênero está em alta já há um bom tempo no cinema .
Justificativas para isso poderiam ser: a Academia prefere filmes de drama, com narrativas mais "densas"; o Oscar preza pelo "prestígio", e nem todas as obras se encaixariam nessa mentalidade; Os membros da Academia pensariam de forma similar, não havendo espaço para escolhas diferentes para a premiação. Vale ressaltar, contudo, que isso são apenas teorias.
Seja como for, veremos como o Oscar pode passar a abranger mais gêneros no futuro, se isso, de fato, acontecer.